Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38525
Tipo: Tese
Título: As contribuições de Elisa Frota-Pessôa e Neusa Amato para as pesquisas em raios cósmicos no Brasil e suas implicações para o Ensino de Física
Título(s) alternativo(s): The contributions of Elisa Frota-Pessôa and Neusa Amato to research in Cosmic Rays in Brazil and their implications for Physics Teaching
Autor(es): Santos, Laura Sued Brandão
Primeiro Orientador: Silva, Indianara Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Clemente, José Eduardo Ferraz
metadata.dc.contributor.referee2: Boss, Sérgio Luiz Bragatto
metadata.dc.contributor.referee3: Sepulveda, Cláudia de Alencar Serra e
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Letícia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Indianara Lima
Resumo: Este trabalho se dedica a apresentar contribuições de mulheres cientistas, especificamente duas mulheres brasileiras, a compor uma possível rede de especialistas na área de Raios Cósmicos. Além disso, discutimos sobre de que maneira o trabalho desempenhado por elas nos laboratórios do Brasil trouxe significativos avanços científicos para a Física Experimental no Brasil. Para isso, esta tese divide-se em três estudos paralelos e complementares. O primeiro estudo visa contribuir para uma nova história da institucionalização da física no Brasil a partir das contribuições e da biografia da física Neusa Amato para as pesquisas físicas experimentais realizadas nos laboratórios de emulsões nucleares no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O segundo, seguindo o mesmo compromisso de visibilizar a História das mulheres na física brasileira, tem como objetivo apresentar a trajetória e as colaborações de Elisa Frota-Pessôa. O terceiro e último artigo, finalmente, explora uma perspectiva epistemológica feminista para, a partir das trajetórias de Neusa e Elisa, identificar e teorizar acerca do fenômeno do apagamento histórico de mulheres nos currículos escolares brasileiros de física, o qual passamos a nomear Efeito Elisa. Como uma possível forma de minimizar este efeito, foram propostos Princípios de Design para a criação de Sequências Didáticas de Raios Cósmicos no Ensino Médio, visando incorporar diversidade social e promover equidade de gênero aos currículos do Ensino Médio. Esperamos que esta pesquisa preencha lacunas nas temáticas de Gênero e História das Ciências no Brasil, destacando o papel das mulheres na construção científica e, especificamente, na física de Raios Cósmicos.
Abstract: This work is dedicated to presenting contributions from women scientists, specifically two Brazilian women, to form a possible network of experts in the field of Cosmic Rays. Furthermore, we discussed how the work carried out by them in laboratories in Brazil brought significant scientific advances to Experimental Physics in Brazil. To this end, this thesis is divided into three parallel and complementary studies. The first study aims to contribute to a new history of the institutionalization of physics in Brazil based on the contributions and biography of physicist Neusa Amato to the experimental physics research carried out in the nuclear emulsion laboratories at the Brazilian Center for Physical Research (CBPF). The second, following the same commitment to making the History of women in Brazilian physics visible, aims to present the trajectory and collaborations of Elisa Frota-Pessôa. The third and final article, finally, explores a feminist epistemological perspective to, based on the trajectories of Neusa and Elisa, identify and theorize about the phenomenon of the historical erasure of women in Brazilian school physics curricula, which we now call the Elisa Effect. As a possible way to minimize this effect, Design Principles were proposed for the creation of Cosmic Ray Didactic Sequences in High School, aiming to incorporate social diversity and promote gender equity in High School curricula. We hope that this research fills gaps in the themes of Gender and History of Science in Brazil, highlighting the role of women in scientific construction and, specifically, in Cosmic Ray physics.
Palavras-chave: Crítica Feminista da Ciência
Epistemologias Feministas
História das Mulheres nas Ciências
Raios Cósmicos
Mulheres na ciência - História
Mulheres cientistas
Ciência - Historiografia
Ciência - Brasil
Historiografia das Ciências no Brasil
CNPq: Ciências exatas e da terra
Física
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38525
Data do documento: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Laura Sued B Santoss.pdfTese - Laura Sued Brandão Santos3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons