Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38430
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A leitura de memes em sala de aula : uma reflexão leitora do texto multimodal
metadata.dc.creator: Santos, Daniela Ribeiro dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Muniz, Márcio Ricardo Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: MUNIZ, MARCIO RICARDO COELHO
metadata.dc.contributor.referee2: Góes, Andrea Beatriz Hack de
metadata.dc.contributor.referee3: Hissa, Débora Liberato Arruda
metadata.dc.description.resumo: Este Memorial de Formação tem como finalidade apresentar e discutir uma Sequência Didática desenvolvida a partir de textos multimodais, especificamente do gênero meme, destinada aos alunos do 8º (oitavo ano) do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Armandina Marques. O suporte didático trabalhará a leitura e a compreensão com o objetivo de melhorar a competência leitora dos estudantes em textos multimodais. Espera-se que, ao final da apresentação da proposta didática, os alunos adquiram a competência leitora crítica de textos multissemióticos ou multimodais. A escolha do gênero meme se dá por estar presente no quotidiano dos alunos, nas redes sociais, quase sempre recorrendo ao humor e a um olhar crítico. O aporte teórico contou com os estudos dedicados à reflexão sobre o conceito de leitura, de Isabel Solé (1998), ao conceito de multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (2005), às discussões sobre a Pedagogia dos Multiletramentos do Grupo Nova Londres (CADZEN et al., 2021) e com as discussões sobre textualização gênero multimodal realizadas por Júlio Neves Pereira (2015).
Abstract: This Training Memorial aims to present and discuss a didactic Sequence developed from multimodal texts, specifically of the meme genre to students of the 8th (eighth year) of Elementary School at Escola Estadual Professora Armandina Marques, and will work on reading, and understanding of memes, with the objective of improving the student's reading competence in multimodal texts. It is expected that at the end of the presentation of the didactic proposal, students acquire the critical reading competence of multisemiotic or multimodal texts. The choice of the Meme genre is due to its presence in the daily lives of students, almost always resorting to humor and critical reading on social networks. The theoretical contribution included studies dedicated to reflection on Isabel Solé's (1998) concept of reading, Kress's and Van Leeuwen (2005) concept of multimodality, discussions on the Pedagogy of Multiliteracies of the Nova Londres Group (CADZEN et al., 2021), and discussions on textualization of the multimodal text carried out by Júlio Neves Pereira (2015).
Keywords: Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Leitura (Ensino fundamental)
Memes
Letramento
Educação - Inovação tecnológica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38430
Issue Date: 14-Dec-2022
Appears in Collections:Dissertação (PROFLETRAS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Memorial_SUBMISSO_UFBA.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons