Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Daniela Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2023-11-13T13:41:53Z-
dc.date.available2023-11-13T13:41:53Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/38430-
dc.description.abstractThis Training Memorial aims to present and discuss a didactic Sequence developed from multimodal texts, specifically of the meme genre to students of the 8th (eighth year) of Elementary School at Escola Estadual Professora Armandina Marques, and will work on reading, and understanding of memes, with the objective of improving the student's reading competence in multimodal texts. It is expected that at the end of the presentation of the didactic proposal, students acquire the critical reading competence of multisemiotic or multimodal texts. The choice of the Meme genre is due to its presence in the daily lives of students, almost always resorting to humor and critical reading on social networks. The theoretical contribution included studies dedicated to reflection on Isabel Solé's (1998) concept of reading, Kress's and Van Leeuwen (2005) concept of multimodality, discussions on the Pedagogy of Multiliteracies of the Nova Londres Group (CADZEN et al., 2021), and discussions on textualization of the multimodal text carried out by Júlio Neves Pereira (2015).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação - Inovação tecnológicapt_BR
dc.subject.otherreadingpt_BR
dc.subject.othermultimodal textpt_BR
dc.subject.othermemept_BR
dc.subject.othermultiliteraciespt_BR
dc.titleA leitura de memes em sala de aula : uma reflexão leitora do texto multimodalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, Márcio Ricardo Coelho-
dc.contributor.referee1MUNIZ, MARCIO RICARDO COELHO-
dc.contributor.referee2Góes, Andrea Beatriz Hack de-
dc.contributor.referee3Hissa, Débora Liberato Arruda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282720091643901pt_BR
dc.description.resumoEste Memorial de Formação tem como finalidade apresentar e discutir uma Sequência Didática desenvolvida a partir de textos multimodais, especificamente do gênero meme, destinada aos alunos do 8º (oitavo ano) do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Armandina Marques. O suporte didático trabalhará a leitura e a compreensão com o objetivo de melhorar a competência leitora dos estudantes em textos multimodais. Espera-se que, ao final da apresentação da proposta didática, os alunos adquiram a competência leitora crítica de textos multissemióticos ou multimodais. A escolha do gênero meme se dá por estar presente no quotidiano dos alunos, nas redes sociais, quase sempre recorrendo ao humor e a um olhar crítico. O aporte teórico contou com os estudos dedicados à reflexão sobre o conceito de leitura, de Isabel Solé (1998), ao conceito de multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (2005), às discussões sobre a Pedagogia dos Multiletramentos do Grupo Nova Londres (CADZEN et al., 2021) e com as discussões sobre textualização gênero multimodal realizadas por Júlio Neves Pereira (2015).pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial_SUBMISSO_UFBA.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons