Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38112
Tipo: Tese
Título: Formação inicial de professores de biologia e educação científica sensível ao diálogo intercultural: possibilidades e limites a partir de uma abordagem etnoecológica associada à agroecologia
Título(s) alternativo(s): Initial training for biology teachers and science education sensitive to intercultural dialog: possibilities and limits based on an ethnoecological approach associated with agroecology
Autor(es): Suzart, Emanuele Maria Leite
Primeiro Orientador: Baptista, Geilsa Costa Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Henrique Costa Hermenegildo
metadata.dc.contributor.referee2: Diorio, Ana Paula Inácio
metadata.dc.contributor.referee3: Siqueira, Rafael Moreira
metadata.dc.contributor.referee4: Vieira, Fábio Pessoa
metadata.dc.contributor.referee5: Baptista, Geilsa Costa Santos
Resumo: Esta tese tem como objetivo geral analisar as possibilidades e limitações de uma abordagem da Etnoecologia associada à Agroecologia na formação inicial de professores de Biologia para uma educação científica sensível ao diálogo intercultural, após a aplicação de uma sequência didática (SD) no componente obrigatório curricular do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para isso, foram desenvolvidas investigações que correspondem aos três capítulos desta tese, que tem formato de coleções de artigos (ou multipaper). O primeiro capítulo é uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática de literatura, com o objetivo de mapear as produções científicas brasileiras referentes às experiências de ensino e formação de professores de Biologia na interface com a Etnoecologia e Agroecologia. Para tanto, foram realizadas buscas de trabalhos científicos e artigos em bancos de dados, periódicos e anais dos eventos científicos referentes à temática da tese. Para fins de análise dos dados, foi adotada a proposta de Análise de Conteúdo de Bardin por meio da categorização a posteriori. A partir dos resultados da revisão, destaca-se a lacuna das produções científicas em explicitar as relações entre os conhecimentos científicos e dos estudantes a partir de abordagens da Agroecologia e da Etnoecologia na educação científica e na formação de professores. O segundo capítulo é uma investigação empírica qualitativa que buscou analisar as possibilidades de uma abordagem para o diálogo intercultural em contos e planos de aula elaborados por licenciandos em formação, após a aplicação da SD. Para isso, foram realizadas análises das elaborações a partir da Análise de Conteúdo de Bardin por meio da categorização a priori e a posteriori. O terceiro capítulo é uma pesquisa empírica qualitativa, cujo objetivo é analisar a compreensão dos licenciandos acerca da construção de proposições de contos e de planos aulas para fins do diálogo intercultural entre os conhecimentos ecológicos locais e científicos escolar de Biologia. Para tal propósito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, de modo online, com os grupos focais. Os dados foram analisados baseados na análise indutiva dos dados e em diálogos com a literatura referente à área de ensino de ciências e educação. A partir dos resultados da análise dos contos e dos planos de aula e dos relatos dos licenciandos sobre suas produções, conclui-se que as discussões e reflexões proporcionados pela SD podem contribuir para a formação dos licenciandos no que se refere a importância em desenvolver proposições de ensino para fins do diálogo intercultural em suas futuras práticas.
Abstract: This thesis has the general objective of analyzing the possibilities and limitations of an approach of Ethnoecology associated with Agroecology in the initial training of Biology teachers for a scientific education sensitive to intercultural dialogue, after the application of a didactic sequence (SD) in the mandatory curricular component of the degree course in Biological Sciences. For this, investigations were developed that correspond to the three chapters of this thesis, which have the format of collections of articles (or multipaper). The first chapter is a bibliographic research of the systematic literature review type, with the objective of mapping the Brazilian scientific productions referring to the experiences of teaching and training Biology teachers in the interface with Ethnoecology and Agroecology. To this end, searches were carried out for scientific works and articles in databases, journals and annals of scientific events related to the theme of the thesis. For data analysis purposes, Bardin's Content Analysis proposal was adopted through posterior categorization. From the results of the review, the lack of scientific productions in explaining the relationships between scientific knowledge and that of students based on Agroecology and Ethnoecology approaches in science education and teacher training stands out. The second chapter is a qualitative empirical investigation that sought to analyze the possibilities of an approach to intercultural dialogue in short stories and lesson plans prepared by undergraduate students, after applying the SD. For this, analyzes of the elaborations were carried out from Bardin's Content Analysis through a priori and a posteriori categorization. The third chapter is a qualitative empirical research, whose objective is to analyze the understanding of undergraduates about the construction of propositions of stories and lesson plans for the purpose of intercultural dialogue between local ecological knowledge and scientific school Biology. For this purpose, semi-structured interviews were conducted online with the focus groups. Data were analyzed based on inductive data analysis and dialogues with the literature related to science teaching and education. From the results of the analysis of the stories and the lesson plans and the reports of the undergraduate students about their productions, it is concluded that the discussions and reflections provided by the SD can contribute to the training of the undergraduate students regarding the importance of developing propositions of teaching for purposes of intercultural dialogue in their future practices.
Palavras-chave: Conhecimento científico escolar
Conhecimento ecológico tradicional
Contos
Mediação cultural
Formação docente
Professores de biologia - Formação
Conhecimento científico
Conhecimento ecológico local
CNPq: Ciências humanas
Ensino aprendizagem
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Identificador DOI: https://orcid.org/0000-0002-6099-1788
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38112
Data do documento: 3-Jul-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DE DOUTORADO- Emanuele Maria Leite Suzart.pdfTese6,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons