Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38037
Tipo: Tese
Título: Outramente Paulo: palavra e representação na teoria de Freire
Título(s) alternativo(s): Otherwise Paulo: word and representation in Freire´s theory
Autor(es): Silva, Pedro Augusto de Castro Buarque
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.contributor.referee3: Miranda, Neurisângela Maurício dos Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Rocha, Gabriel Kafure da
metadata.dc.contributor.referee5: Kohan, Walter Omar
Resumo: O presente estudo teórico, produzido em formato de multipaper, visou a analisar o conceito de palavra, problematizando sua relação com a ideia clássica de representação, na teoria de Paulo Freire – sobretudo, a partir da Pedagogia do oprimido, bem como de outros escritos que orbitariam em torno da obra ou sobre ela buscariam suporte ou fundamento. Para tanto, recorreu-se a uma interpretação performativa desses textos, método exegético teorizado por Jacques Derrida, que consiste numa interpretação que transforma aquilo mesmo que interpreta. Nesse sentido, em cada um dos ensaios que compõem a presente tese, foi possível desvelar e analisar aporias e aparentes contradições, fazendo delas o fio condutor para a problematização das relações do conceito de palavra, ora com o de práxis, ora com os de ideologia e de realidade, ora com a metáfora da pronúncia do mundo. Isso possibilitou produzir articulações do conceito de palavra com noções como performatividade, real, expressão, rosto, entre outras, bem como uma aproximação do pensamento de Freire com o de filósofos como Jacques Derrida, Judith Butler, Roland Barthes, Alain Badiou, Emmanuel Lévinas etc. Nesse sentido, o estudo, ao interpretar performativamente essas relações mesmas, pôde abrir margem para se pensar outramente a noção de palavra no conjunto do pensamento freireano, trazendo à luz nela potencialidades ainda não exploradas.
Abstract: This theoretical study, produced in multipaper format, was aimed at analyzing the concept of word, problematizing its relationship with the classical idea of representation, in Paulo Freire's theory – mainly in Pedagogy of the Oppressed, as well as in other writings that would orbit around it or seek on it support or foundation. For that, a performative interpretation of these texts was used, an exegetical method theorized by Jacques Derrida, which consists of an interpretation that transforms what it interprets. In this sense, in each of the essays that compose this thesis, it was possible to unveil and analyze aporias and apparent contradictions, making them the guiding thread for the problematization of the relationship between the concept of word and that of praxis, or those of ideology and reality, or the metaphor of the pronunciation of the world. This made it possible to produce articulations of the concept of word with notions such as performativity, real, expression, face, among others, as well as an approximation of Freire's thought with that of philosophers such as Jacques Derrida, Judith Butler, Roland Barthes, Alain Badiou, Emmanuel Lévinas, etc. In this sense, the study, interpreting performatively these relations, could open up space for thinking otherwise the notion of word in Freire's thinking as a whole, bringing to light its still unexplored potentialities.
Palavras-chave: Paulo Freire
Interpretação performativa
Palavra
Representação
Freire, Paulo - 1921-1997
Pesquisa teórica
Abordagem filosófica
Interpretação (Filosofia)
CNPq: Filosofia da Educação
Ciências humanas
Educação
fundamentos da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38037
Data do documento: 3-Out-2023
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Augusto de Castro Buarque Silva. TCC - tese.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons