Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38036
Tipo: Dissertação
Título: “Você volta amanhã e depois para sempre?”: o combate à educação colonialista às voltas com uma filosofia de pião
Autor(es): Duarte, Thais Braz
Primeiro Orientador: Canda, Cilene Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Filho, Osmar Soares da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Eduardo David de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Maria Walburga dos
metadata.dc.contributor.referee4: Canda, Cilene Nascimento
Resumo: Como as voltas de um pião, que são também as voltas deste mundo, uma educação brincante tensionada pela realidade é possível e necessária. Esta pesquisa tem como objeto o brincar dentro de uma análise crítica a partir do processo de colonialismo no Brasil. Junto às crianças do povoado do São Roque, região rural de Feira de Santana – Bahia, como sujeitas da pesquisa, o brincar como objeto fez-se também como escolha metodológica e procedimental. Considerando o brincar um espírito que permeia todas as instâncias da existência, aqui os volteios se relacionam à educação, desenvolvendo uma elaboração conceitual sobre o brincar tensionado especificamente por consequências materiais e simbólicas do legado colonial: a branquitude e a manutenção de poder em suas mãos. Através de estudos da branquitude, é identificado como traço fundamental seu ímpeto dominador, que furta o espírito, subjuga-o, e cria uma estrutura social apartada de um modo de existir brincante. Assim também o faz com o corpo nos processos de aprendizagem. Por isso a pesquisa gira pela estrutura da racionalidade na educação brasileira e seu formato ainda profundamente colonial e colonizador imposto às infâncias. Em contraposição, o conceito chave no trabalho é o da alacridade, porque dialoga com a concepção de deriva, tempo, e corpo para uma construção cosmoperceptiva e investigativa: uma Filosofia de Pião. O objetivo maior da investigação é defender o brincar como sistema cultural capaz de traçar caminhos de combate à uma educação que ainda se propõe colonizadora. Para tanto, especificamente são apontados traços do projeto colonial e da branquitude que o brincar, como ontologia, tensiona e abala. A metodologia no eixo do pião é um exercício epistemológico combatente que cruzou estudos sobre: a branquitude, as políticas educacionais no Brasil e os encontros brincantes com as crianças do São Roque. A pesquisa questiona: qual o efeito, para a educação, deste enlace do brincar a partir de uma perspectiva crítica sobre legado colonial? A pesquisa provoca a responsabilização da branquitude pela distorção do brincar como um possível eixo de regência social e, em contrapartida, contribui com fundamentos brincantes para o enfrentamento de realidades opressoras, através da educação. Tendo o brincar em si uma musculatura atitudinal, estes encontros com as crianças do São Roque inspiraram a construção de uma metodologia própria que promove o exercício de pesquisar brincando, mediante sete momentos fundamentais do brincar de pião como caminhos metodológicos: o tronco de madeira no torno; a fieira que envolve o brinquedo; o lançamento; o baile; o sono; o cambalear e a queda do pião. Como procedimento, a fotografia, o áudio visual e o diário de bordo são grandes aliados para a captação tanto da poética dos encontros com as crianças, quanto do registo de instantes importantes de reflexão. Pelos ensinamentos das crianças, mestras do ofício brincante, o brincar aqui resiste bravamente, uma vez que estas rotas brincantes contestam a formação do pensamento educacional brasileiro e apresentam um confronto à racionalidade ocidental como eixo do conhecimento.
Abstract: Like the turns of a spinninig top, which are also the turns of this world, a playful education tensioned by reality is possible and necessary. This research has as it’s object te act of playing within a critical analysis of the process of colonialism in Brazil. Together with children from the village of São Roque, rural region of Feira de Santana - Bahia, as research subjects, te act of playing as an object was also made as a methodological and procedural choice. Considering playing a spirit that permeates all instances of existence, here the loops are related to education, developing a conceptual elaboration on playing specifically tensioned by material and symbolic consequences of the colonial legacy: whiteness and the maintenance of power in their hands. Through studies of whiteness, it’s dominating impetus is identified as a fundamental trait, which steals the spirit, subjugates it, and creates a social structure separated from a playful way of existing. It also does the same with the body in the learning processes. That is why the research revolves around the structure of rationality in Brazilian education and its still deeply colonial and colonizing format imposed on childhood. In contrast, the key concept in the work is: alacrity, because it dialogues with the concepts of drift, time, and body for a cosmoperceptive and investigative construction: a Philosophy of Spinninig Top. The main objective of the investigation is to defend playing as a cultural system capable of tracing paths to combat an education that still proposes to be colonizing. To do so, specifically traces of colonialism and whiteness are pointed out that playing, as an ontology, tensions and undermines. The methodology on the spinning top axis is a combative epistemological exercise that crossed studies on colonialism, whiteness, educational policies in Brazil and playful encounters with the children of São Roque. The research questions: what is the effect, for education, of this connection of playing from a critical perspective on the colonial legacy? The research provokes the blaming of whiteness for the distortion of playing as a possible axis of social regency and, on the other hand, contributes with foundations for facing oppressive realities, through education. Since playing itself has an attitudinal muscle, these encounters with the children of São Roque inspired the construction of a methodology that promotes the exercise of researching while playing, through seven fundamental moments of spinning tops as methodological paths: the wooden trunk in the lathe; the spinneret that surrounds the toy; the throw; the dance; sleep; the staggering and falling of the spinning top. As a procedure, photography, audio visuals and the logbook are great allies for capturing both the poetics of the encounters with the children and the recording of important moments of reflection. Through the teachings of children, the masters on playing, the act of playing here resists bravely, since these playful routes contest the formation of Brazilian educational thought and present a confrontation with Western rationality as an axis of knowledge.
Palavras-chave: Criança
Brincar
Educação
Colonialismo
Branquitude
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38036
Data do documento: 26-Abr-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
(Thais Braz Duarte) Dissertação de Mestrado - Repositório.pdfDissertação de Mestrado - Thais Braz Duarte6,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.