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Tipo: Tese
Título: Educação CTS na formação inicial de professores: experiências de egressos do PIBID/Biologia da UFBA
Título(s) alternativo(s): CTS education in initial teacher training: experiences of PIBID/UFBA Biology graduates
Autor(es): Peixoto, Carine Alves dos Santos
Primeiro Orientador: Lira-da-Silva, Rejâne Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Lira-da-Silva, Rejâne Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Moradillo, Edilson Fortuna de
metadata.dc.contributor.referee4: Teixeira, Paulo Marcelo Marini
metadata.dc.contributor.referee5: Lima, Raquel Nery Gomes
Resumo: Esta tese parte das nossas inquietações diante das vivências de egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia com a educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no contexto formativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Biologia/UFBA). A educação CTS busca promover a formação científica e tecnológica dos sujeitos, capacitando-os para a tomada de decisão com vistas à formação da cidadania. O PIBID, por sua vez, surgiu como uma política pública de incentivo e valorização ao magistério, possibilitando aos estudantes dos cursos de licenciatura a atuação em seu futuro ambiente de trabalho desde o início da graduação. Nesse sentido, esta tese busca compreender como egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFBA experienciaram a educação CTS no contexto do PIBID. Compreendemos experiência como um acontecimento capaz de transformar o sujeito da experiência. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa empírica, baseada em narrativas de 16 egressos do PIBID/Biologia/UFBA participantes do Subprojeto 2010-2014, o qual teve a educação CTS como eixo norteador da iniciação à docência. Metodologicamente, este estudo está dividido em duas etapas principais: i) grupo focal, baseado na socialização e possíveis tensionamentos das experiências e ii) entrevista, a qual objetivou compreender como os egressos experienciaram a educação CTS no contexto do PIBID. Os discursos obtidos foram organizados, categorizados, analisados e descritos ao longo da investigação por meio da Análise Textual Discursiva. A análise do corpus nos rendeu quatro categorias emergentes: 1) Percepção dos egressos sobre o processo de adaptação e incorporação da educação CTS no PIBID/Biologia/UFBA; 2) A ciência como agente de (trans)formação social; 3) O PIBID como potencial espaço formativo e; 4) Obstáculos a serem superados para a inserção da educação CTS no ensino de Ciências e Biologia. A análise dos dados revelou que os egressos vivenciaram a educação CTS de modo tenso e ao mesmo tempo muito formativo, afinal um dos objetivos da iniciação à docência foi integrar os estudantes com as escolas, a fim de subsidiar o conhecimento técnico, científico e pedagógico na área do ensino de Biologia. O estudo desse tensionamento entre a formação em CTS da iniciação à docência e a formação tradicional da graduação revelou a posição dos egressos sobre a necessidade de uma reformulação pedagógica e metodológica nos cursos de formação inicial de professores. Dessa maneira, as experiências e saberes adquiridos durante o processo formativo podem se relacionar diretamente com a realidade da escola e da sociedade em que atuarão profissionalmente. O PIBID se mostrou como um espaço formativo com grandes potencialidades para a inserção da educação CTS, capaz de mobilizar saberes, conhecimentos, atitudes e valores que potencializam a dimensão política, crítica e reflexiva da formação docente.
Abstract: This thesis is based on our concerns regarding the experiences of graduates from the Biological Sciences degree course at the Federal University of Bahia with the Science, Technology and Society (CTS) education in the formative context of the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation (PIBID/Biologia /UFBA). STS education seeks to promote the subjects' scientific and technological training, enabling them to make decisions with a view to forming citizenship. PIBID, in turn, emerged as a public policy to encourage and value teaching, enabling undergraduate students to work in their future work environment from the beginning of graduation. In this sense, this thesis seeks to understand how graduates of the undergraduate course in Biological Sciences at UFBA experienced STS education in the context of PIBID. We understand experience as an event capable of transforming the subject of experience. To this end, an empirical qualitative research was conducted, based on the narratives of 16 PIBID/Biologia/UFBA graduates participating in the 2010-2014 Subproject, which had STS education as the guiding axis for their initiation into teaching. Methodologically, this study is divided into two main stages: i) focus group, based on socialization and possible stresses of experiences and ii) interview, which aimed to understand how graduates experienced STS education in the context of PIBID. The speeches obtained were organized, categorized, analyzed and described throughout the investigation through Discursive Textual Analysis. The corpus analysis yielded four emerging categories: 1) Perception of graduates about the process of adaptation and incorporation of STS education in PIBID/Biologia/UFBA; 2) Science as an agent of social (trans)formation; 3) PIBID as a potential training space and; 4) Obstacles to be overcome for the insertion of STS education in Science and Biology teaching. Data analysis revealed that the graduates experienced STS education in a tense and at the same time very formative way, after all, one of the objectives of teaching initiation was to integrate students with schools, in order to subsidize technical, scientific and pedagogical knowledge in the field of Biology teaching. The study of this tension between training in STS from initiation to teaching and traditional graduation training revealed the position of graduates on the need for a pedagogical and methodological reformulation in initial teacher training courses. In this way, the experiences and knowledge acquired during the training process can be directly related to the reality of the school and society in which they will work professionally. PIBID proved to be a training space with great potential for the insertion of STS education, capable of mobilizing knowledge, attitudes and values that enhance the political, critical and reflective dimension of teacher training.
Palavras-chave: Formação inicial do professor
Professores de biologia – Formação
Ciência e tecnologia
Sociedade
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) - Experiências
Narrativas
CTS
Formação inicial de professores de Ciências e Biologia
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Citação: PEIXOTO, C. A. S. Educação CTS na Formação Inicial de Professores: Experiências de Egressos do PIBID/Biologia da UFBA. 2023, 310 p. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Faculdade de Educação, UFBA, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37813
Data do documento: 4-Ago-2023
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