Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37776
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Grupos de gênero masculino: os argumentos morais no debate sobre masculinidades no BrasilI
metadata.dc.creator: Oliveira, Abel Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Leandro de
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Leandro de
metadata.dc.contributor.referee2: Colling, Leandro
metadata.dc.contributor.referee3: Brito, Simone Magalhães
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa aborda o tema das masculinidades, com foco nos "Grupos de Homens" como objeto de estudo. Esses grupos têm surgido em diferentes partes do Brasil, buscando criar espaços seguros para diálogos construtivos, nos quais os homens possam falar sobre si mesmos, seus medos, inseguranças, entre outros temas. Esta pesquisa, portanto, investigou essas iniciativas por meio de pesquisa participativa e fez análise do discurso de três Grupos de Homens - Brotherhood, Homens Essenciais e MEMOH - com base em seus conteúdos produzidos nas plataformas de redes sociais (Instagram) e de streaming (podcast), utilizando a perspectiva da sociologia da moral. A presente dissertação se divide em quatro partes, abordando desde o contexto histórico dos estudos sobre masculinidades até a discussão das moralidades presentes nesse debate. As ideias de autenticidade de Taylor (2011) e de civilidade de Elias (1994) são bastante exploradas nessa análise e essenciais para a explicitação de como o argumento moral pode estar presente nesses discursos.
Resumen : This research addresses the topic of masculinities, focusing on "Men's Groups" as an object of study. Such groups have emerged in different parts of Brazil, seeking to create safe spaces for constructive dialogues, in which men can talk about themselves, their fears, insecurities, and other topics. Therefore, this research investigated these initiatives through participatory research and analyzed the discourse of three Men's Groups - Brotherhood, Homens Essenciais, and MEMOH - based on their content produced on social media platforms (Instagram) and streaming platforms (podcasts), using the perspective of the sociology of morality. This dissertation is divided into four parts, addressing the historical context of studies on masculinities and discussing the moralities present in this debate. The ideas of authenticity by Taylor (2011) and civility by Elias (1994) are extensively explored in this analysis and are essential for elucidating how the moral argument may be present in such discourses.
Palabras clave : Comunicação e cultura
Masculinidade - Brasil
Homens - Brasil - Identidade
Identidade de gênero
Masculinidades
Grupos de ajuda mútua
Homens - Fraternidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37776
Fecha de publicación : 18-jul-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (POSCULTURA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Mestrado Final 020923.pdf956,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons