Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Abel Santos-
dc.date.accessioned2023-09-06T11:13:53Z-
dc.date.available2023-09-06T11:13:53Z-
dc.date.issued2023-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37776-
dc.description.abstractThis research addresses the topic of masculinities, focusing on "Men's Groups" as an object of study. Such groups have emerged in different parts of Brazil, seeking to create safe spaces for constructive dialogues, in which men can talk about themselves, their fears, insecurities, and other topics. Therefore, this research investigated these initiatives through participatory research and analyzed the discourse of three Men's Groups - Brotherhood, Homens Essenciais, and MEMOH - based on their content produced on social media platforms (Instagram) and streaming platforms (podcasts), using the perspective of the sociology of morality. This dissertation is divided into four parts, addressing the historical context of studies on masculinities and discussing the moralities present in this debate. The ideas of authenticity by Taylor (2011) and civility by Elias (1994) are extensively explored in this analysis and are essential for elucidating how the moral argument may be present in such discourses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação e culturapt_BR
dc.subjectMasculinidade - Brasilpt_BR
dc.subjectHomens - Brasil - Identidadept_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectMasculinidadespt_BR
dc.subjectGrupos de ajuda mútuapt_BR
dc.subjectHomens - Fraternidadept_BR
dc.subject.otherMasculinitiespt_BR
dc.subject.otherMen's Groupspt_BR
dc.subject.otherMoralitypt_BR
dc.subject.otherDiscoursept_BR
dc.titleGrupos de gênero masculino: os argumentos morais no debate sobre masculinidades no BrasilIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Leandro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3833811692758640pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Leandro de-
dc.contributor.referee2Colling, Leandro-
dc.contributor.referee3Brito, Simone Magalhães-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8400-1462pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8398357382018870pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda o tema das masculinidades, com foco nos "Grupos de Homens" como objeto de estudo. Esses grupos têm surgido em diferentes partes do Brasil, buscando criar espaços seguros para diálogos construtivos, nos quais os homens possam falar sobre si mesmos, seus medos, inseguranças, entre outros temas. Esta pesquisa, portanto, investigou essas iniciativas por meio de pesquisa participativa e fez análise do discurso de três Grupos de Homens - Brotherhood, Homens Essenciais e MEMOH - com base em seus conteúdos produzidos nas plataformas de redes sociais (Instagram) e de streaming (podcast), utilizando a perspectiva da sociologia da moral. A presente dissertação se divide em quatro partes, abordando desde o contexto histórico dos estudos sobre masculinidades até a discussão das moralidades presentes nesse debate. As ideias de autenticidade de Taylor (2011) e de civilidade de Elias (1994) são bastante exploradas nessa análise e essenciais para a explicitação de como o argumento moral pode estar presente nesses discursos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado Final 020923.pdf956,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons