Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37746
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias didático-pedagógicas de professores do ensino fundamental na inclusão de estudantes com deficiência intelectual
Autor(es): Brandão, Damares Lucena
Primeiro Orientador: Uzêda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.referee1: Hora, Genigleide Santos da
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Fernanda M. M. G. de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias didático-pedagógicas desenvolvidas por professores do ensino fundamental para contribuir com a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e do tipo bibliográfica. Utilizou-se a plataforma digital Google Acadêmico para a busca de artigos e dissertações com os descritores práticas pedagógicas inclusivas, deficiência intelectual e ensino fundamental. Para delimitar a busca, utilizaram-se como critérios de inclusão o período de publicação, compreendido entre os anos de 2018 a 2023 e também o de publicações apenas na língua portuguesa. Ao final, foram selecionados quatorze trabalhos. Como resultados observou-se que apesar de desafios como a falta de formação continuada e falta de recursos necessários, os professores desenvolvem atividades lúdicas, colaborativas, em grupo e adaptações curriculares, obtendo êxito nos seus resultados.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Inclusão
Deficiência intelectual
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37746
Data do documento: 13-Jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Damares Lucena Brandão. TCC- Pedagogia.pdf489,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons