Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37746
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Estratégias didático-pedagógicas de professores do ensino fundamental na inclusão de estudantes com deficiência intelectual
metadata.dc.creator: Brandão, Damares Lucena
metadata.dc.contributor.advisor1: Uzêda, Sheila de Quadros
metadata.dc.contributor.referee1: Hora, Genigleide Santos da
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Fernanda M. M. G. de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias didático-pedagógicas desenvolvidas por professores do ensino fundamental para contribuir com a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e do tipo bibliográfica. Utilizou-se a plataforma digital Google Acadêmico para a busca de artigos e dissertações com os descritores práticas pedagógicas inclusivas, deficiência intelectual e ensino fundamental. Para delimitar a busca, utilizaram-se como critérios de inclusão o período de publicação, compreendido entre os anos de 2018 a 2023 e também o de publicações apenas na língua portuguesa. Ao final, foram selecionados quatorze trabalhos. Como resultados observou-se que apesar de desafios como a falta de formação continuada e falta de recursos necessários, os professores desenvolvem atividades lúdicas, colaborativas, em grupo e adaptações curriculares, obtendo êxito nos seus resultados.
Palabras clave : Práticas pedagógicas
Inclusão
Deficiência intelectual
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37746
Fecha de publicación : 13-jul-2023
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Damares Lucena Brandão. TCC- Pedagogia.pdf489,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons