Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37695
Tipo: Tese
Título: Contribuições da teoria de organismos para o currículo de biologia do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Contributions from the theory of organisms for high school biology curriculum
Autor(es): Carvalho, Ítalo Nascimento de
Primeiro Orientador: Nunes Neto, Nei de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor-co1: El-Hani, Charbel Niño
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Gustavo Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Claudio Ricardo Martins
metadata.dc.contributor.referee3: Scarpa, Daniela Lopes
metadata.dc.contributor.referee4: Conrado, Dália Melissa
metadata.dc.contributor.referee5: Nunes Neto, Nei de Freitas
Resumo: A presente tese tem por objetivo derivar implicações das teorias do organismo para o currículo de Biologia do ensino médio. Sua estrutura contém dois capítulos, que podem ser apreciados como artigos distintos. O primeiro capítulo é intitulado “Como tratar do organismo no ensino médio de biologia: implicações para o currículo” e se insere num esforço mais amplo de estabelecer critérios para seleção de conteúdos conceituais para o currículo de Biologia. Nele, mostramos como os currículos atuais tratam os organismos de forma fragmentada, na medida em que enfatiza as diferenças entre os grupos filogenéticos e expõe um número excessivo de conceitos específicos. Argumentamos que, se queremos um ensino interdisciplinar e não reducionista de Biologia – que não a reduza à Química e à Física e que permita uma compreensão integrada dos organismos e do que todos eles têm em comum –, encontraremos nas teorias do organismo recursos úteis para reformular os currículos. Analisamos, então, a teoria geral do organismo proposta por Zamer e Scheiner e a teoria do grupo ORGANISM, identificando os conceitos estruturantes destas teorias, e propomos com base neles quatro tópicos que podem servir de base para estruturar parcialmente o currículo de Biologia em torno do conceito de organismo. O segundo capítulo, intitulado “A Teoria Organizacional da Autonomia e a descontinuidade conceitual entre sistemas e linhagens: uma primeira aproximação” é uma contribuição original à Teoria Organizacional da Autonomia (integrante do esforço do grupo ORGANISM) no âmbito da filosofia da biologia. Analisamos aspectos da teoria através da descontinuidade conceitual entre a Biologia de sistemas e a Biologia de linhagens apontada por Caponi. Mostramos como a descontinuidade traz problemas à concepção de variação adotada pela teoria e como o tratamento unificado das funções intra- e intergeracionais coloca em questão o status ontológico da organização como regime causal não redutível às partes de um sistema. Sendo um trabalho de filosofia da Biologia, a contribuição para o ensino se dá de maneira indireta ao contribuir para tornar a Teoria da Autonomia mais robusta, além de esclarecer alguns de seus fundamentos, o que contribui para que ela seja didaticamente transposta.
Abstract: The aim of this thesis is deriving implications from theories of organism to high school Biology curriculum. It is a multipaper work composed by two papers. The first one, whose title is “How to treat the organism in high school Biology: implications for curriculum”, is part of an bigger effort to establish criteria for selection of conceptual contents for Biology curriculum. In this paper, we show how current curricula give organisms a fragmentary approach, emphasizing the diferences among phylogenetic groups and listing a big number of very specific concepts. We argue that, if we want a interdisciplinar Biology teaching that does not reduces it to Chemistry and Physics and allows students tow understand organisms as integrated wholes, as well as what they all have in common, we should tap into the theories of organisms for resources to reformulate curricula. We then analyse the general theory of organism proposed by Zamer and Scheiner and the theory proposed by the ORGANISM group, identifying the structuring concepts of the theories. Based on them, we propose four topics that can be the foundation for a partial organization of Biology curriculum around the concept of organism. The second paper, titled “The Theory of Autonomy and the conceptual discontinuity between systems and lineages: a first approach”, is an original contribution to the Organizational Theory of Autonomy (part of the effort of the ORGANISM group) in the context of philosophy of Biology. We analyzed some aspects of the theory in light of the conceptual discontinuity between system Biology and lineage Biology set by Caponi. We show how the discontinuity poses problems to the concept of variation adopted by the theory and how the unified treatment of cross- and intra-generation functions means considering functions (and, in extension, constraints) as classes. In this second matter, the ontological status of organization as a causal regimen non-reducible to the parts of the system would be questioned. Being this paper a work in philosophy of Biology, its contribution to Biology teaching is collateral by contributing to turn the Theory of Autonomy more robust and by making some of its foundations and concepts more clear, what contributes to its didactic transposition.
Palavras-chave: Biologia
Educação
Currículos
Organismo
Biologia (Ensino médio) - Estudo e ensino
CNPq: Ciências humanas
Educação
Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37695
Data do documento: 27-Out-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ítalo Carvalho - Tese - Contribuições da teoria de organismos para o currículo de biologia.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons