Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37670
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Galvanizar o Frankenstein: currículo(s) integrado(s) no ensino médio integrado na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
metadata.dc.creator: Cunha, Eduardo Lucindo Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.contributor.referee1: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Júlio de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Marlene de Oliveira dos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender as diversas interpretações atribuídas por gestores, professores e técnicos administrativos em educação sobre o(s) currículo(s) integrado(s) e seus elementos de indução de integração curricular para o Ensino Médio Integrado na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, considerando a atuação ativa desses profissionais da educação na ressignificação dos textos, discursos e práticas curriculares, com base nas teorias da atuação política (policy enactment) e da recontextualização por hibridismo. A pesquisa se enquadra em uma abordagem qualitativa, de caráter engajado e implicado, alternando momentos exploratórios, descritivos, compreensivos e interventivos, cujo desenvolvimento concretizou-se, no recorte tempo-espacial, nos anos de 2021 a 2023, período de reformulação dos projetos pedagógicos de curso dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo campus Nova Venécia. Para a construção dos dados, a entrevista semiestruturada e anotações de caderno de campo foram adotadas como instrumentos principais, aplicadas a professores, técnicos administrativos em educação e gestores, sujeitos-participantes selecionados a partir de imersões exploratórias e implicadas nas comissões institucionais de reformulação de projetos pedagógicos, acompanhada de análises documentais, observações participantes e participações observantes/observadoras. A bricolagem se constituiu como vertente teórico-metodológica para o tratamento dos dados empíricos. O estudo concluiu que ainda que haja a intitulação de currículo integrado na política curricular, as propostas curriculares para o ensino médio integrado enfocadas ainda não realizam integração curricular, culminando em propostas curriculares extremamente fragmentadas, compartimentadas e por conseguinte inchadas e exaustivas, caracterizando a metáfora de Frankenstein que intitula o presente trabalho. Por se tratar de uma pesquisa realizada no âmbito de um Mestrado Profissional em Educação, a composição resultante dos dados construídos subsidiou uma proposta de cunho interventivo materializada em um Plano de Ação, em forma de roteiro(s) sugerido(s) multivetoriais, com fins a contribuir em ações futuras de planejamento curricular referentes às (re)formulações de projetos pedagógicos de curso, na rede de educação na qual o pesquisador atua profissionalmente como gestor pedagógico, caracterizando o trabalho como uma pesquisa-intervenção.
Abstract: The present work aimed to understand the different interpretations attributed by managers, teachers and staff about the integrated curricula and its elements of induction of curricular integration for the secondary education integrated to the labor school in the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, considering the active performance of these professionals in the re-signification of texts, discourses and curricular practices, based on theories of policy enactment and recontextualization by hybridization. The research fits into a qualitative approach, with an engaged and implicated theoretical basis, alternating exploratory, descriptive, comprehensive and interventional moments, which development took place in the time-spatial cut, in the years of 2021 to 2023, period of reformulation of the pedagogical projects of the technical courses integrated to the high school of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo campus Nova Venécia. For the construction of the data, the semi-structured interviews were adopted as the main instruments, applied to teachers, administrative technicians in education and managers, participants selected from exploratory immersions in the institutional commissions for the reformulation of pedagogical projects, followed, as well by documentary analyses, participant observations and observant/observer participation. Bricolage was constituted as a theoretical-methodological aspect for the treatment of the empirical data. The study concluded that even though there is the title of integrated curriculum in the curricular policy, the curricular proposals for the integrated secondary education focused do not carry out curricular integration, culminating in extremely fragmented, compartmentalized and therefore huge and exhaustive curricular proposals, characterizing the metaphor of Frankenstein which entitles the present work. Because it is a research carried out within the scope of a Professional Master's Degree in Education, the resulting composition of the constructed data subsidized a proposal of an interventional nature materialized in an multivectorial planning suggestions, in the form of a suggested script(s), with the purpose of contribute to future curricular planning actions related to the (re)formulations of pedagogical projects, in the education network in which the researcher works as a counselor, characterizing the work as an interventional-research.
Keywords: Currículo integrado
Ensino Médio Integrado
Integração curricular
Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Brasil)
Planejamento curricular
Ensino médio - Currículos
Ensino integrado
Currículos - Planejamento
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
Currículo
Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Citation: CUNHA, Eduardo Lucindo Rodrigues da. Galvanizar o Frankenstein: currículo(s) integrado(s) no Ensino Médio Integrado na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2023. 218f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37670
Issue Date: 7-Jul-2023
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CUNHA_Eduardo_Lucindo_Rodrigues_da_Galvanizar_o_Frankenstein_curriculos_integrados_no_EMI_na RFEPCT_2023_versão_final.pdfDissertação (Projeto de Intervenção) Galvanizar o Frankenstein: currículo(s) integrado(s) no Ensino Médio Integrado na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica2,14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons