Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37659
Tipo: Dissertação
Título: Inserção da programação em blocos no planejamento curricular dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Nova Venécia
Título(s) alternativo(s): Insertion of schedule in blocks in the planning curricular of technical courses integrated to teaching media at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES) – Campus Nova Venécia
Autor(es): Calvi, Gerllys Speroto
Primeiro Orientador: Silva, Jamile Borges da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: RIOS, Renan Osório
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jamile Borges da
metadata.dc.contributor.referee2: Rios, Renan Osório
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee4: Almeida, Rosileia Oliveira de
Resumo: Este projeto de intervenção tem por objetivo investigar as possibilidades de inserção da programação em blocos no planejamento curricular dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Nova Venécia. Como aporte teórico, fundamentam este trabalho os autores Papert (1980,2008), Resnick (2020), Yin (2001,2005,2016), Valente (1993), Lakatos e Marconi (2008), Bacich e Morán (2018). A metodologia utilizada é de caráter qualitativa exploratória e o método consiste em estudo de caso. Apoiado em análise documental de diversos documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas com os professores de Informática e Matemática e a equipe de Gestão Pedagógica. A partir dos dados coletados, realizou uma análise, por meio da triangulação de dados, permitindo obter uma visão de determinado assunto de vários pontos de vista. Como resultado, produziu-se uma proposta de intervenção para atualizar a ementa da disciplina de Informática, dos Cursos Técnicos Integrados de Mineração e Edificação a fim de inserir a programação em blocos como conteúdo programático. Além disso, foi criado um projeto interdisciplinar que possibilitará o estudo de funções lineares e quadrática, baseando-se nos preceitos da Matemática e Programação em Blocos
Abstract: This intervention project aims to investigate the possibilities of inserting programming in blocks in the curriculum planning of technical courses integrated into High School, at the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes) – Campus Nova Venécia. As a theoretical contribution, this work is based on the authors Papert (1980,2008), Resnick (2020), Yin (2001,2005,2016), Valente (1993), Lakatos and Marconi (2008), Bacich and Morán (2018), among others. The methodology used is of an exploratory qualitative nature and the method consists of a case study, with a bibliographical research being previously carried out. The researcher carried out a documentary analysis of several institutional documents and semi-structured interviews with the Informatics and Mathematics teachers and the Pedagogical Management team. Based on the collected data, an analysis was carried out, through data triangulation, allowing to obtain a view of a certain subject from several points of view. As a result, an intervention proposal was produced to update the syllabus of the discipline of Informatics, of the Integrated Technical Courses of Mining and Building, in order to insert programming in blocks as syllabus. In addition, an interdisciplinary project was created that will allow the study of linear and quadratic functions, based on the precepts of Mathematics and Block Programming.
Palavras-chave: Ensino de Informática
Ensino de Programação
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Ensino de Matemática
Planejamento Curricular
Informática - Estudo e ensino (Ensino médio)
Programação (Computadores) - Estudo e ensino (Ensino médio)
Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio)
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Citação: CALVI, Gerllys Speroto. Inserção da programação em blocos no planejamento curricular dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Ifes – Campus Nova Venécia. Orientadora: Jamile Borges da Silva.2023. 118 f. Projeto de Intervenção (Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37659
Data do documento: 4-Jul-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROJETO DE INTERVENÇÃO - GERLLYS SPEROTO CALVI.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons