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dc.creatorCalvi, Gerllys Speroto-
dc.date.accessioned2023-08-11T09:30:04Z-
dc.date.available2023-08-11T09:30:04Z-
dc.date.issued2023-07-04-
dc.identifier.citationCALVI, Gerllys Speroto. Inserção da programação em blocos no planejamento curricular dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Ifes – Campus Nova Venécia. Orientadora: Jamile Borges da Silva.2023. 118 f. Projeto de Intervenção (Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37659-
dc.description.abstractThis intervention project aims to investigate the possibilities of inserting programming in blocks in the curriculum planning of technical courses integrated into High School, at the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes) – Campus Nova Venécia. As a theoretical contribution, this work is based on the authors Papert (1980,2008), Resnick (2020), Yin (2001,2005,2016), Valente (1993), Lakatos and Marconi (2008), Bacich and Morán (2018), among others. The methodology used is of an exploratory qualitative nature and the method consists of a case study, with a bibliographical research being previously carried out. The researcher carried out a documentary analysis of several institutional documents and semi-structured interviews with the Informatics and Mathematics teachers and the Pedagogical Management team. Based on the collected data, an analysis was carried out, through data triangulation, allowing to obtain a view of a certain subject from several points of view. As a result, an intervention proposal was produced to update the syllabus of the discipline of Informatics, of the Integrated Technical Courses of Mining and Building, in order to insert programming in blocks as syllabus. In addition, an interdisciplinary project was created that will allow the study of linear and quadratic functions, based on the precepts of Mathematics and Block Programming.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Informáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Programaçãopt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectPlanejamento Curricularpt_BR
dc.subjectInformática - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores) - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherMathematics Teachingpt_BR
dc.subject.otherBlock Programmingpt_BR
dc.subject.otherScratchpt_BR
dc.subject.otherLogical reasoningpt_BR
dc.subject.otherComputingpt_BR
dc.titleInserção da programação em blocos no planejamento curricular dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Nova Venéciapt_BR
dc.title.alternativeInsertion of schedule in blocks in the planning curricular of technical courses integrated to teaching media at the Federal Institute of Espírito Santo (IFES) – Campus Nova Venéciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jamile Borges da-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/3425799345314038pt_BR
dc.contributor.advisor-co1RIOS, Renan Osório-
dc.contributor.advisor-co1IDRIOS, R. O.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3555360133532677pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jamile Borges da-
dc.contributor.referee2Rios, Renan Osório-
dc.contributor.referee3Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.referee4Almeida, Rosileia Oliveira de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8125397336663332pt_BR
dc.description.resumoEste projeto de intervenção tem por objetivo investigar as possibilidades de inserção da programação em blocos no planejamento curricular dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Nova Venécia. Como aporte teórico, fundamentam este trabalho os autores Papert (1980,2008), Resnick (2020), Yin (2001,2005,2016), Valente (1993), Lakatos e Marconi (2008), Bacich e Morán (2018). A metodologia utilizada é de caráter qualitativa exploratória e o método consiste em estudo de caso. Apoiado em análise documental de diversos documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas com os professores de Informática e Matemática e a equipe de Gestão Pedagógica. A partir dos dados coletados, realizou uma análise, por meio da triangulação de dados, permitindo obter uma visão de determinado assunto de vários pontos de vista. Como resultado, produziu-se uma proposta de intervenção para atualizar a ementa da disciplina de Informática, dos Cursos Técnicos Integrados de Mineração e Edificação a fim de inserir a programação em blocos como conteúdo programático. Além disso, foi criado um projeto interdisciplinar que possibilitará o estudo de funções lineares e quadrática, baseando-se nos preceitos da Matemática e Programação em Blocospt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
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dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
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