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Tipo: Tese
Título: Plataformização e a formação de professores das ciências da natureza: interfaces com as mídias audiovisuais e sonoras
Título(s) alternativo(s): Platformization and the training of natural Sciences teachers: interfaces with audiovisual and sound media
Platformización y la formación de profesores de ciencias naturales: interfaces con medios audiovisuales y sonoros
Autor(es): Lopes, David Santana
Primeiro Orientador: Lira-da-Silva, Rejane Maria
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alves, Lynn Rosalina Gama
metadata.dc.contributor.referee1: Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Rosileia Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee4: Moura Júnior, Romero Mendes Freire de
metadata.dc.contributor.referee5: Lira-da-Silva, Rejane Maria
Resumo: Na Cultura Digital, as produções audiovisuais e sonoras são clássicos artefatos pedagógicos adotados na prática em sala de aula. Imerso nesse contexto está o processo de mediação desses artefatos digitais nos ambientes educativos perpassa uma articulação entre a formação inicial/continuada de professores frente as crescentes demandas formativas de uma sociedade plataformizada e dependente de serviços disponibilizados por tais meios digitais. Neste sentido, questiona-se: de que forma as mídias audiovisuais e sonoras estão presentes e como influenciam a formação inicial de professores das Ciências da Natureza frente aos mecanismos engendrados na dinâmica da Plataformização? Para isso, a presente pesquisa objetivou analisar como os diferentes campos de força interferem na formação de licenciandos em Biologia, Química e Física ao interagirem com mídias audiovisuais e sonoras plataformizadas. Para isso, esse estudo seguiu a Teoria do Agir-Comunicativo de Habermas, dialogando com as novas estruturas infocomunicacionais impulsionadas pelas Plataformas Digitais. Nesse sentido, este estudo multipaper seguiu o método qualitativo, tendo a participação de 30 participantes formados por professores (4) e estudantes (11) das Licenciaturas em Biologia, Química e Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de criadores de conteúdo digital (15) de podcasts de divulgação científica. Os procedimentos metodológicos adotados foram do tipo bibliográfico (uma revisão sistemática; uma análise documental e um estudo teórico) e do tipo empírico (com os outros dois artigos a partir de entrevistas semiestruturadas) totalizando 5 artigos. Para a sistematização das informações produzidas, foi utilizado o software IRaMuTeQ que auxiliou no processo da Análise Crítica do Discurso proposta por Norman Fairclough. No que tange os aspectos éticos é válido apontar ainda que o presente estudo orientou-se pelos princípios éticos da pesquisa, tendo aprovação deferida pelo CEPEE da UFBA (Parecer n° 4248666). Desta forma, o conjunto de produções presentes nesta tese suscitaram discussões e críticas em torno do caráter essencialmente instrumentalizador ainda presente na literatura científica de Biologia, Química e Física diante da interação com tecnologias digitais; do foco exacerbado em torno de abordagens como a Steam e a CTSA; estruturas curriculares das licenciaturas das Ciências da Natureza (das principais universidades do Brasil, além da própria UFBA), deficitárias em componentes voltados às demandas digitais de seus discentes, além dos desafios formativos de licenciandos durante o Ensino Remoto, como no caso de bolsistas do Residência Pedagógica. Tais obstáculos significaram direcionar o processo de ensino para outros artefatos digitais, como os podcasts voltados à divulgação científica, juntamente com novas formas de avaliação do contexto formativo em questão e na elaboração de projetos ou planos de ensino adaptados ao fenômeno da Plataformização, sistematizados aqui através das relações e elementos sugeridos no Modelo de Construção de Identidades Digitais Aparentes (MCIDA). Portanto, as características plataformizadas da sociedade contemporânea contaminam o campo educacional tanto no pensar como no fazer docente, contudo ainda é preciso cautela ao dialogar com tais meios digitais dataficantes e que performatizam seus usuários, como professores atuantes e em formação, incluindo, aqueles das áreas das Ciências da Natureza.
Abstract: In Digital Culture, audiovisual and sound productions are classic pedagogical artifacts adopted in practice in the classroom. Immersed in this context is the process of mediation of these digital artifacts in educational environments permeates an articulation between the initial/continued training of teachers in the face of the growing training demands of a platform society dependent on services made available by such digital means. In this sense, the question is: how can audiovisual and sound media figure, in a safe and non-instrumental way, in the initial training of Natural Sciences teachers in view of the mechanisms engendered in the dynamics of Platformization? For this, the present research aimed to analyze how the different fields of force interfere in the formation of undergraduate students in Biology, Chemistry and Physics when interacting with platformized audiovisual and sound media. For this, this study followed Habermas' Acting-Communicative Theory, dialoguing with the new infocommunicational structures driven by Digital Platforms. In this sense, this multipaper study followed the qualitative method, with the participation of 30 participants formed by professors (4) and students (11) of the Degrees in Biology, Chemistry and Physics of the Federal University of Bahia (UFBA), in addition to content creators digital (15) of science communication podcasts. The methodological procedures adopted were of the bibliographic type (a systematic review; a documental analysis and a theoretical study) and of the empirical type (with the other two articles based on semi-structured interviews), totaling five articles. For the systematization of the information produced, the IRaMuTeQ software was used, which helped in the process of Critical Discourse Analysis proposed by Norman Fairclough. With regard to ethical aspects, it is also worth pointing out that the present study was guided by the ethical principles of research, with approval granted by CEPEE of UFBA (Opinion No. 4248666). In this way, the set of productions present in this thesis raised discussions and criticisms around the essentially instrumentalizing character still present in the scientific literature of Biology, Chemistry and Physics in the face of the interaction with digital technologies; the heightened focus around approaches like Steam and CTSA; curricular structures of the undergraduate degrees in Nature Sciences (from the main universities in Brazil, in addition to UFBA itself), lacking in components aimed at the digital demands of their students, in addition to the training challenges of undergraduates during Remote Teaching, as in the case of fellows from the Residency Pedagogical. Such obstacles meant directing the teaching process to other digital artifacts, such as podcasts aimed at scientific dissemination, along with new forms of evaluation of the training context in question and the elaboration of projects or teaching plans adapted to the phenomenon of Platformization, systematized here through of the relations and elements suggested in the Construction Model of Apparent Digital Identities (MCIDA). Therefore, the platformized characteristics of contemporary society contaminate the educational field both in thinking and in teaching, however caution is still needed when dialoguing with such digital means that dataficate and performatize their end users, as teachers already in action and future teachers, including, in this case, those in the field of Natural Sciences.
Palavras-chave: Formação de Professores das ciências da natureza
Cultura digital
Plataformização
Produções audiovisuais e sonoras
Teoria do Agir-Comunicativo
Professores - Formação
Ciências naturais - Estudo e ensino
Cultura
Digital
Plataformização
Audiovisual - Produção
Ondas sonoras
Teoria da ação
Ação comunicativa
CNPq: Ciências humanas
Tecnologia Educacional
Ensino Aprendizagem
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Citação: LOPES, David Santana. Plataformização e a Formação de Professores das Ciências da Natureza: interfaces com as mídias audiovisuais e sonoras. 2023. Orientação: Rejâne Maria Lira-da-Silva; Lynn Rosalina Gama Alves. 234 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, UFBA, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37424
Data do documento: 1-Jul-2023
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