Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37376
Tipo: Tese
Título: Currículo e formação no Timor-Leste e o diálogo possível entre escola e uma-lulik: um estudo de base etnometodológica
Título(s) alternativo(s): Curriculum and training in Timor-Leste and the possible dialogue between school and uma-lulik: an ethnomethodological study
Autor(es): Sousa, Rosiete Costa de
Primeiro Orientador: Macedo, Roberto Sidnei Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Macedo, Roberto Sidnei Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Macedo, Sílvia Michele Lopes
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Cláudio Orlando Costa do
metadata.dc.contributor.referee4: Paulino, Vicente
metadata.dc.contributor.referee5: Guerra, Denise Moura de Jesus
Resumo: Esta tese apresenta uma etnopesquisa implicada e propositiva que teve como centralidade investigar o diálogo possível entre a escola timorense e uma-lulik em termos de currículo e formação. De perspectiva multirreferencial e base etnometodológica, seus aportes teóricos estão pautados nos referenciais da etnometodologia, da dialogia e da abordagem auto-heterobiográfica, com contribuições de Paulo Freire, das epistemologias do Sul e, principalmente, nas elaborações da Teoria Etnoconstitutiva de Currículo de Roberto Sidnei Macedo. Foi realizado um trabalho de campo em Timor-Leste no qual foram produzidas as experiências que são interpretadas nesta tese, com vistas a responder a seguinte questão: o que podem produzir em termos de currículo e formação os referenciais da etnometodologia, da dialogia e da auto-heterobiografia, instituintes dos observatórios etnoformadores, no âmbito da educação escolar timorense, nos diálogos possíveis com a uma-lulik? Como resultado do estudo, são apresentadas compreensões propositivas de um movimento instituinte de currículo e formação, partindo-se de com-versações curriculantes numa perspectiva etnoconstitutiva, socioconstrucionista e descolonizadora, com o que queremos contribuir para o engajamento, de modo mais intenso, da escola de Timor-Leste na luta por justiça social e cognitiva.
Abstract: This thesis presents an implied and propositional ethno-research whose centrality was to investigate the possible dialogue between the Timorese school and uma-lulik in terms of curriculum and training. From a multireferential perspective and an ethnomethodological basis, its theoretical contributions are based on the references of ethnomethodology, dialogy and the auto-heterobiographical approach, with contributions from Paulo Freire, from the epistemologies of the South and, mainly, in the elaborations of the Ethnoconstitutive Theory of Curriculum by Roberto Sidnei Macedo. Fieldwork was carried out in Timor-Leste in which the experiences that are interpreted in this thesis were produced, with a view to answering the following question: what can produce the references of ethnomethodology, dialogology and autoheterobiography, founders of the ethnoforming observatories, within the scope of Timorese school education, in possible dialogues with uma-lulik? As a result of the study, propositional understandings of an instituting movement of curriculum and training are presented, starting from curriculum com-versations in an ethnoconstitutive, socioconstructionist and decolonizing perspective, with which we want to contribute to the engagement, in a more intense way, of the school of Timor-Leste in the fight for social and cognitive justice.
Palavras-chave: Etnopesquisa
Uma-lulik
Etnometodologia
Formação
Atos de currículo
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37376
Data do documento: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Rosiete Costa de Sousa.pdf7,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons