Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Rosiete Costa de-
dc.date.accessioned2023-07-20T13:40:57Z-
dc.date.available2023-07-20T13:40:57Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37376-
dc.description.abstractThis thesis presents an implied and propositional ethno-research whose centrality was to investigate the possible dialogue between the Timorese school and uma-lulik in terms of curriculum and training. From a multireferential perspective and an ethnomethodological basis, its theoretical contributions are based on the references of ethnomethodology, dialogy and the auto-heterobiographical approach, with contributions from Paulo Freire, from the epistemologies of the South and, mainly, in the elaborations of the Ethnoconstitutive Theory of Curriculum by Roberto Sidnei Macedo. Fieldwork was carried out in Timor-Leste in which the experiences that are interpreted in this thesis were produced, with a view to answering the following question: what can produce the references of ethnomethodology, dialogology and autoheterobiography, founders of the ethnoforming observatories, within the scope of Timorese school education, in possible dialogues with uma-lulik? As a result of the study, propositional understandings of an instituting movement of curriculum and training are presented, starting from curriculum com-versations in an ethnoconstitutive, socioconstructionist and decolonizing perspective, with which we want to contribute to the engagement, in a more intense way, of the school of Timor-Leste in the fight for social and cognitive justice.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnopesquisapt_BR
dc.subjectUma-lulikpt_BR
dc.subjectEtnometodologiapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAtos de currículopt_BR
dc.subject.otherEthnoresearchpt_BR
dc.subject.otherUma-lulikpt_BR
dc.subject.otherEthnomethodologypt_BR
dc.subject.otherTrainingpt_BR
dc.subject.otherCurriculum actspt_BR
dc.subject.otherEtnoinvestigaciónpt_BR
dc.subject.otherEtnometodologíapt_BR
dc.subject.otherFormaciónpt_BR
dc.subject.otherActos curricularespt_BR
dc.titleCurrículo e formação no Timor-Leste e o diálogo possível entre escola e uma-lulik: um estudo de base etnometodológicapt_BR
dc.title.alternativeCurriculum and training in Timor-Leste and the possible dialogue between school and uma-lulik: an ethnomethodological studypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.contributor.advisor1Macedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0002-5350-5999pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/4548303459275924pt_BR
dc.contributor.referee1Macedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0002-5350-5999pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/4548303459275924pt_BR
dc.contributor.referee2Macedo, Sílvia Michele Lopes-
dc.contributor.referee2LattesCV: http://lattes.cnpq.br/4071949413249360pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Cláudio Orlando Costa do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6201838534040839pt_BR
dc.contributor.referee4Paulino, Vicente-
dc.contributor.referee4IDorcid.org/0000-0003-0215-9712pt_BR
dc.contributor.referee5Guerra, Denise Moura de Jesus-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9282662654423113pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8568-3450pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0570914102231665pt_BR
dc.description.resumoEsta tese apresenta uma etnopesquisa implicada e propositiva que teve como centralidade investigar o diálogo possível entre a escola timorense e uma-lulik em termos de currículo e formação. De perspectiva multirreferencial e base etnometodológica, seus aportes teóricos estão pautados nos referenciais da etnometodologia, da dialogia e da abordagem auto-heterobiográfica, com contribuições de Paulo Freire, das epistemologias do Sul e, principalmente, nas elaborações da Teoria Etnoconstitutiva de Currículo de Roberto Sidnei Macedo. Foi realizado um trabalho de campo em Timor-Leste no qual foram produzidas as experiências que são interpretadas nesta tese, com vistas a responder a seguinte questão: o que podem produzir em termos de currículo e formação os referenciais da etnometodologia, da dialogia e da auto-heterobiografia, instituintes dos observatórios etnoformadores, no âmbito da educação escolar timorense, nos diálogos possíveis com a uma-lulik? Como resultado do estudo, são apresentadas compreensões propositivas de um movimento instituinte de currículo e formação, partindo-se de com-versações curriculantes numa perspectiva etnoconstitutiva, socioconstrucionista e descolonizadora, com o que queremos contribuir para o engajamento, de modo mais intenso, da escola de Timor-Leste na luta por justiça social e cognitiva.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Rosiete Costa de Sousa.pdf7,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons