Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37347
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Usos da internet das coisas em duas escolas públicas baianas
metadata.dc.creator: Santos, Caroline da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Couto, Edvaldo Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Couto, Edvaldo Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Neves, Barbara Coelho
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
metadata.dc.description.resumo: Considerando que a escola na contemporaneidade vivencia o cenário das inovações tecnológicas, com o impulso de novas tecnologias digitais e inteligentes incorporadas as novas formas de pensamentos, de organização e de construções, a agregação de objetos à internet, de modo inteligente e sensorial, denominada de Internet das Coisas (IoT), do inglês Internet of Things, já está presente nos ambientes educacionais e a sua expansão e complexidade são vistas como uma revolução tecnológica e desafiadora para as instituições educacionais. Frente a isso, o objetivo da pesquisa foi analisar as experiências da aplicação da IoT, em duas escolas públicas, municipais, de ensino fundamental do estado da Bahia. Foi adotado o método qualitativo, de caráter descritivo e analítico, focalizando a análise do estudo empírico. Nesse contexto, foi delineada a pesquisa através da descrição detalhada dos dados e da análise do que foi levantado em ambientes físicos e virtuais, e no estudo do campo empírico para compreender as características, aplicabilidade, possibilidades e desafios da IoT, delineando-a no campo educacional. As duas escolas estudadas foram o Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (CAIC), no município de Vitória da Conquista – BA e a Escola Municipal João Pereira Vasconcelos, localizada na cidade de Mata de São João - BA. Selecionamos três professores e o (a) diretor (a) das duas escolas para conhecer as suas percepções da aplicação da IoT, as relações desta tecnologia com as práticas educacionais e os processos de ensino-aprendizagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de compreender as perspectivas e consequências dos avanços da IoT no ambiente escolar, incluindo questões de segurança e privacidade de dados. Os resultados deste estudo apontam que a IoT é objeto de atenção na educação, traz novas possibilidades para o contexto educacional, transforma a comunicação, hábitos, habilidades e aprendizagem da comunidade escolar, transcendendo o uso apenas de um dispositivo tecnológico, ou de um espaço automatizado, ou de um ambiente inteligente. Foi possível perceber que o percurso da tecnologia nas escolas, precisa ser mais acompanhado e inserido no contexto dos professores, que precisam participar de todo o processo. Verificou-se que é indispensável ter um ambiente favorável e democrático nas escolas, com infraestrutura, garantia da lei, transparência para o uso de elementos de IoT nos seus espaços, para assegurar que os dados captados, dentro dos seus espaços, não sejam usados para outros fins, além dos supostamente educacionais.
Resumen : Considering that the school in contemporary times lives in the scenario of technological innovations, with the impulse of new digital technologies and designers created as new forms of thoughts, organization and constructions, the aggregation of objects to the internet, in an intelligent and sensorial way, called Internet of Things (IoT), from the English Internet of Things, is already present in educational environments and its expansion and complexity are seen as a technological revolution and challenging for educational institutions. In view of this, the objective of the research was to analyze the experiences of the application of IoT in two public, municipal, elementary schools in the state of Bahia. A qualitative, descriptive and analytical method was adopted, focusing on the analysis of the empirical study. In this context, the research was outlined through the detailed description of the data and the analysis of what was surveyed in physical and virtual environments, and in the study of the empirical field to understand the characteristics, applicability, possibilities and challenges of IoT, outlining it in the field educational. The two schools studied were the Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (CAIC), in the municipality of Vitória da Conquista - BA and the Escola Municipal João Pereira Vasconcelos, located in the city of Mata de São João - BA. We selected three teachers and the director of the two schools to learn about their evidence of the application of IoT, the relationships of this technology with educational practices and teaching-learning processes. Semistructured interviews were conducted in order to understand the perspectives and consequences of IoT advances in the school environment, including security and data privacy issues. The results of this study indicate that IoT is an object of attention in education, it brings new possibilities to the educational context, transforms communication, habits, skills and learning in the school community, transcending the use of only a technological device, or a controlled space, or a smart environment. It was possible to perceive that the path of technology in schools needs to be more closely monitored and inserted in the context of teachers, who need to participate in the whole process. It was verified that it is essential to have a favorable and democratic environment in schools, with infrastructure, guarantee of the law, transparency for the use of IoT elements in their spaces, to guarantee that the data captured, within their spaces, are not used for fins other than the supposedly educational ones.
Palabras clave : Tecnologia Educacional
Internet das Coisas
Internet das Coisas na Educação
Ensino Fundamental
Escolas Públicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37347
Fecha de publicación : 10-abr-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO COM ATA.pdfDISSERTAÇÃO DE MESTRADO- CAROLINE DA SILVA SANTOS4,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons