Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37293
Tipo: Tese
Título: Crítica a concepção de ensino/aprendizagem nas proposições pedagógicas da educação física: contribuições da psicologia histórico- cultural e da pedagogia histórico-crítica
Título(s) alternativo(s): Criticism of the conception of teaching/learning in the pedagogical propositions of physical education: contributions of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy
Autor(es): Silva, William José Lordelo
Primeiro Orientador: Taffarel, Celi Nelza Zülke
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Welington Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Lavoura, Tiago Nicola
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Flávio Dantas Albuquerque
metadata.dc.contributor.referee4: Santos Júnior, Claudio de Lira
metadata.dc.contributor.referee5: Carvalho, Marize Souza
Resumo: O estudo se insere nas investigações científicas que tratam do ensino e aprendizagem nas proposições pedagógicas da Educação Física, a partir das contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. O objeto é a concepção de ensino e aprendizagem que fundamentam as proposições pedagógicas da Educação Física considerando o que temos de acumulado nas formulações científicas sobre a tríade conteúdo-forma-destinatário que é fundamentada no materialismo histórico dialético, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica. A problemática diz respeito a negação do conteúdo científico sobre a cultura corporal nas aulas de Educação Física e ao fato das elaborações pedagógicas da área desconsiderarem a dinâmica (contraditória e não antagônica) das relações entre a lógica dos processos de ensino e aprendizagem, o que implica nessas proposições não adentrarem radicalmente no cerne da educação escolar, o que em última instância é um entrave que compromete o desenvolvimento da reflexão pedagógica e de uma atitude científica dos estudantes frente a realidade objetiva. A pergunta síntese da tese é: a partir da crítica às proposições pedagógicas da Educação Física, especificamente a concepção de ensino e aprendizagem, que se articulam a concepção hegemônica da educação (as pedagogias do aprender a aprender), que nega o trato com os conhecimentos mais desenvolvidos no currículo escolar, quais as contribuições da psicologia histórico-cultural e, da pedagogia histórico-critica, para a ampliação e aprofundamento da concepção de ensino e aprendizagem na proposição crítico-superadora da Educação Física? O objetivo geral consiste em apresentar uma nova síntese sobre ensino-aprendizagem no trato com o conhecimento da cultura corporal, a partir da crítica as proposições na Educação Física e das contribuições da psicologia histórico-cultural, bem como da teoria pedagógica histórico-critica. Os objetivos específicos dizem respeito a criticar as concepções de Educação Física sistematizadas e não sistematizadas ressaltando a categoria ensino-aprendizagem; (b) sistematizar as contribuições da psicologia histórico-cultural que explicam o ensino-aprendizagem e da teoria pedagógica histórico-critica sobre ensino-aprendizagem; (c) apresentar uma síntese das possibilidades de desenvolvimento da proposição critico-superadora da Educação Física, a partir da ampliação e aprofundamento da concepção de ensino-aprendizagem da cultura corporal no currículo escolar. O caminho metodológico implicou em retomar e aprofundar a análise crítica, nas referências bibliográficas, sobre as concepções de homem, sociedade, educação, escola, trabalho educativo, currículo e Educação Física que fundamentam as proposições pedagógicas, avançando na identificação sobre a dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem, buscando as contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica sobre o processo de transmissão-assimilação do conhecimento. Como resultado da investigação sobre as proposições, acrescentamos a identificação da contradição a respeito da dinâmica do processo ensino aprendizagem, no que diz respeito às articulações internas sobre o que é ensinar, como ensinar, quando ensinar e para quem ensinar. Frente aos resultados, discutimos cientificamente as contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, a respeito da dinâmica do processo ensino-aprendizagem na organização do trabalho pedagógico, que possibilite o máximo desenvolvimento humano. Como sínteses conclusivas, destacamos: (a) a necessária crítica as concepções de Educação Física considerando teorias sobre ensino-aprendizagem e suas contradições, no que diz respeito ao trato com o conhecimento no currículo escolar; (b) a identificação dos limites das proposições no que diz respeito a articulação interna entre o que ensinar, como ensinar, para quem ensinar, evidenciando as limitações da lógica de organização da dinâmica entre os processos de ensino-aprendizagem; (c) as explicações dos limites decorrentes de opções teóricas baseadas no idealismo filosófico e na concepção de ensino-aprendizagem do movimento humano pelo movimento humano, o que se expressa em uma posição negativa em relação ao processo de transmissão-assimilação dos conhecimentos escolares, ou seja, na negação do ensino- aprendizagem dos conhecimentos da cultura corporal no currículo escolar; (d) a teoria da Educação Física, no que diz respeito a dinâmica do processo ensino-aprendizagem, avança quando incorpora elementos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica a respeito do processo ensino e aprendizagem.
Abstract: The study is part of the scientific investigations that deals with teaching and learning in the pedagogical propositions of Physical Education, based on the contributions of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy. The object is the conception of teaching and learning that underlie the pedagogical propositions of Physical Education considering what we have accumulated in scientific formulations about the content-form-recipient triad that is based on dialectical historical materialism, historical-cultural psychology, and historical-critical pedagogy. The issue concerns the denial of scientific content about body culture in Physical Education classes and the fact that pedagogical elaborations in the area disregard the dynamics (non-contradictory and antagonistic) of the relationships between the logic of the teaching and learning processes, which implies in these propositions do not radically penetrate into the core of school education, which ultimately is an obstacle that compromises the development of pedagogical reflection and a scientific attitude of students in the face of objective reality. The synthesis question of the thesis is: based on the criticism of the pedagogical propositions of Physical Education, specifically the conception of teaching and learning, which are articulated with the hegemonic conception of education (the pedagogies of learning to learn) that denies dealing with the most developed in the school curriculum, what are the contributions of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy to the expansion and deepening of the teaching and learning concept in the critical-overcoming proposition of Physical Education? The general objective is to present a new synthesis on teaching-learning in dealing with the knowledge of body culture, based on the criticism of the propositions in Physical Education, and on the contributions of historical-cultural psychology, and of the historical-critical pedagogical theory. The specific objectives they are: (a) the critique of systematized and non-systematized concepts of Physical Education, emphasizing the teaching-learning category; (b) systematize the contributions of historical-cultural psychology that explain teaching-learning and historical-critical pedagogical theory on teaching-learning; (c) present a synthesis of the possibilities for developing the critical-overcoming proposition of physical education, based on the broadening and deepening of the teaching-learning concept of body culture in the school curriculum. The methodological path involved resuming and deepening the critical analysis, in the bibliographical references on the conceptions of men, society, education, school, educational work, curriculum, and Physical Education that underlie the pedagogical propositions, advancing in the identification of the dynamics of the teaching-learning processes, seeking the contributions of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy on the process of transmission-assimilation of knowledge. As a result of the investigation of the propositions, we added the identification of the contradiction regarding the dynamics of the teaching-learning process, with regard to the internal articulations about what to teach, how to teach, when to teach and for whom to teach. In view of the results, we scientifically discuss the contributions of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy, regarding the dynamics of the teaching-learning process in the organization of pedagogical work that enables maximum human development. As conclusive syntheses, we highlighted: (a) the necessary criticism of Physical Education conceptions considering theories about teaching-learning and their contradictions with regard to dealing with knowledge in the school curriculum; (b) the identification of the limits of the propositions with regard to the internal articulation between what to teach, how to teach, for whom to teach, highlighting the limitations of the organizational logic of the dynamics between the teaching-learning processes; (c) explanations of the limits arising from theoretical options based on philosophical idealism and on the teaching-learning conception of human movement by human movement, which is expressed in a negative position in relation to the transmission-assimilation process of school knowledge, or that is, in the denial of teaching-learning of body culture knowledge in the school curriculum; (d) that the theory of Physical Education, with regard to the dynamics of the teaching-learning process, advances when it incorporates elements of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy regarding the teaching-learning process.
Palavras-chave: Abordagem crítico-superadora
Desenvolvimento humano
Ensino-aprendizagem
Educação-escolar
Educação física
Psicologia histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Cultura corporal
CNPq: Ciências humanas
Educação Física
Educação Ensino Aprendizagem
Ciências da saúde
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37293
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons