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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37116
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Traçando trajetórias para o ensino da dança na perspectiva inclusiva, na rede municipal de ensino de Salvador
Autor(es): Brito, Marinês Carvalho das Neves
Primeiro Orientador: Accioly, Cecília Bastos da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Rengel, Lenira Peral
metadata.dc.contributor.referee2: Rengel, Lenira Peral
metadata.dc.contributor.referee3: Teixeira, Ana Carolina Bezerra
Resumo: Trabalho de conclusão de curso composto por: publicações textuais em formato de resumo expandido e artigo, memorial acadêmico e um produto final configurado como um caderno de atividades. Constituiu-se como uma pesquisa implicada desenvolvida durante o período de dois anos, no curso de mestrado profissional em Dança, do Programa de Pós-graduação Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia, tendo como tema o ensino de Dança na perspectiva da educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Salvador. Teve por objetivo sistematizar uma proposta pedagógica para o ensino de Dança para o público da Educação Especial, especificamente pessoas com deficiência, ressaltando suas características como potencializadora de inclusão nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Com metodologia qualitativa, realizou-se por meio de sistematização de experiências da pesquisadora como docente de Dança em escolas públicas municipais de Salvador, apresentando e discutindo possibilidades de atividades possíveis de realização por turmas compostas por estudantes com e sem deficiência, priorizando sempre a integração e socialização dos estudantes para potencializar a inclusão. Através destas experiências, foi elaborado um compilado de atividades e construído um material didático, chamado de Caderno de Atividades, direcionado a docentes que trabalham com esse público alvo. Os processos pedagógicos foram desenvolvidos tendo como referencial a realidade social dos estudantes com e sem deficiência e seus processos de desenvolvimento, possibilitando uma metodologia participativa respeitando as diferenças, criando espaço de liberdade, criação, construção e compartilhamento do conhecimento com o grupo. As atividades vivenciadas pelas turmas de estudantes com e sem deficiência foram realizadas respeitando sempre a singularidade de cada pessoa e trazendo as experiências prévias dos estudantes e da sua comunidade, respeitando as experiências individuais e do grupo. Para alcançar os objetivos propostos, as aulas foram práticas e teóricas, foram utilizados recursos materiais que contribuíram no desenvolvimento das atividades, como também facilitaram a compreensão dos estudantes.
Abstract: Course completion work composed of: textual publications in expanded summary and article format, academic memoir and a final product configured as an activity notebook. It was constituted as implied research developed during a period of two years, in the professional master's course in Dance, of the Professional Postgraduate Program in Dance at the Federal University of Bahia, having as its theme the teaching of Dance from the perspective of inclusive education in the Municipal Education Network of Salvador. It aimed to systematize a pedagogical proposal for teaching Dance to the Special Education public, specifically people with disabilities, emphasizing its characteristics as a booster of inclusion in schools in the Municipal Education System of Salvador. With qualitative methodology, it was carried out through the systematization of the researcher's experiences as a teacher of Dance in municipal public schools in Salvador, presenting and discussing possibilities of possible activities to be carried out by groups composed of students with and without disabilities, always prioritizing integration and socialization of students to enhance inclusion. Through these experiences, a compilation of activities was elaborated and a didactic material, called the Activity Notebook, was created, aimed at teachers who work with this target audience. The pedagogical processes were developed having as a reference the social reality of students with and without disabilities and their development processes, enabling a participatory methodology respecting differences, creating space for freedom, creation, construction and sharing of knowledge with the group. The activities experienced by groups of students with and without disabilities were carried out always respecting the uniqueness of each person and bringing the previous experiences of students and their community, respecting individual and group experiences. To achieve the proposed objectives, the classes were practical and theoretical, material resources were used that contributed to the development of activities, as well as facilitating the understanding of students.
Palavras-chave: Dança - Estudo e ensino
Dança - Aspectos sociais - Salvador, Bahia
Educação Básica
Educação inclusiva
Educação Especial
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37116
Data do documento: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

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