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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A alfabetização e letramento de pessoas jovens, adultas e idosas: revisão bibliográfica
Autor(es): Santos, Elisabete de Jesus
Primeiro Orientador: Alves, Rejane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Rejane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Sandra Maria Marinho
metadata.dc.contributor.referee3: Musial, Gilvanice Barbosa da Silva
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral compreender o contexto histórico do processo de alfabetização e letramento dos/as educandos/as da EJA e da AJAI. O interesse de pesquisa tem o enfoque na alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas - AJAI, observando os retrocessos e avanços ao longo dos anos, a partir do olhar crítico de estudiosos/as da área. A questão central inspiradora dessa investigação científica é: Como se deu o processo de alfabetização e letramento dos/as educandos/as da EJA ao longo do tempo? Para essa investigação utilizou-se a metodologia bibliográfica, com a finalidade de buscar fundamentação para a compreensão do histórico da alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas no Brasil. Em especial, dialoga-se com autores/as como Paulo Freire que é um precursor de uma importante metodologia de alfabetização para educandos/as adultos e idosos; Magda Becker Soares com suas teorias de alfabetização e letramento; Ana Maria de Oliveira Galvão e Leôncio José Gomes Soares que tratam sobre o histórico da EJA no Brasil e outros autores/as que nos ajudam a compreender esse fenômeno sociohistórico e educacional. Como resultados percebe-se que, apesar da falta de investimento em políticas de alfabetização, é possível uma alfabetização emancipadora, conscientizadora e transformadora quando se considera o saber prévio do/a educando/a na sua ação educativa e se investe numa postura docente de encorajamento e acolhimento. E havendo políticas educacionais sérias, torna-se viável a oferta de uma alfabetização e escolarização de qualidade para todos/as. A conclusão deste trabalho é que para a alfabetização e letramento de pessoas jovens, adultas e idosas tenha uma ação educativa significativa é necessário ressignificar o objetivo de educá-los, a fim de promover uma formação integral do sujeito, dando o suporte necessário para que os que estão ali inseridos possam fazer o uso pleno do exercício da cidadania.
Palavras-chave: EJA
Alfabetização
letramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37036
Data do documento: 8-Nov-2022
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