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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37036
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A alfabetização e letramento de pessoas jovens, adultas e idosas: revisão bibliográfica |
Autor(es): | Santos, Elisabete de Jesus |
Primeiro Orientador: | Alves, Rejane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Rejane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Siqueira, Sandra Maria Marinho |
metadata.dc.contributor.referee3: | Musial, Gilvanice Barbosa da Silva |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral compreender o contexto histórico do processo de alfabetização e letramento dos/as educandos/as da EJA e da AJAI. O interesse de pesquisa tem o enfoque na alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas - AJAI, observando os retrocessos e avanços ao longo dos anos, a partir do olhar crítico de estudiosos/as da área. A questão central inspiradora dessa investigação científica é: Como se deu o processo de alfabetização e letramento dos/as educandos/as da EJA ao longo do tempo? Para essa investigação utilizou-se a metodologia bibliográfica, com a finalidade de buscar fundamentação para a compreensão do histórico da alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas no Brasil. Em especial, dialoga-se com autores/as como Paulo Freire que é um precursor de uma importante metodologia de alfabetização para educandos/as adultos e idosos; Magda Becker Soares com suas teorias de alfabetização e letramento; Ana Maria de Oliveira Galvão e Leôncio José Gomes Soares que tratam sobre o histórico da EJA no Brasil e outros autores/as que nos ajudam a compreender esse fenômeno sociohistórico e educacional. Como resultados percebe-se que, apesar da falta de investimento em políticas de alfabetização, é possível uma alfabetização emancipadora, conscientizadora e transformadora quando se considera o saber prévio do/a educando/a na sua ação educativa e se investe numa postura docente de encorajamento e acolhimento. E havendo políticas educacionais sérias, torna-se viável a oferta de uma alfabetização e escolarização de qualidade para todos/as. A conclusão deste trabalho é que para a alfabetização e letramento de pessoas jovens, adultas e idosas tenha uma ação educativa significativa é necessário ressignificar o objetivo de educá-los, a fim de promover uma formação integral do sujeito, dando o suporte necessário para que os que estão ali inseridos possam fazer o uso pleno do exercício da cidadania. |
Palavras-chave: | EJA Alfabetização letramento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37036 |
Data do documento: | 8-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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