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Tipo: Tese
Título: O Programa Forte e o relativismo epistêmico
Autor(es): Rios, Maurício Cavalcante
Primeiro Orientador: Silva Filho, Waldomiro José da
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, André Luís Mattedi
metadata.dc.contributor.referee2: Pessoa Júnior, Osvaldo Frota
metadata.dc.contributor.referee3: Giri, Leandro
metadata.dc.contributor.referee4: Oliveira, Deivide Garcia da Silva
metadata.dc.contributor.referee5: Assis, Saulo Moraes de
Resumo: Esta tese compreende uma variante do Relativismo: o Relativismo Epistêmico sobre o Conhecimento Científico. Esta tese defende que o Relativismo do Programa Forte endossa o Relativismo Epistêmico porque se compromete filosoficamente com conceitos epistemológicos e ontológicos, destacando que ambas as formas de relativismo podem fornecer uma base para reflexões sobre a Educação Multicultural. O Relativismo Epistêmico é uma tese segundo a qual as crenças, a justificação e o conhecimento dependem de um conjunto de condições, como épocas, culturas, sociedades etc. O Relativismo do Programa Forte é uma forma de Relativismo Metodológico aplicado ao conhecimento científico. Para o Programa Forte, o conhecimento científico é uma forma de adaptação coletiva da humanidade à natureza. David Bloor, em sua obra Conhecimento e Imaginário Social, fornece um conjunto de conceitos importantes para a reflexão da aplicação da Sociologia do Conhecimento Científico sobre a ciência. Esta obra, além de destacar autores importantes, como Durkheim e Mannheim, dentre outros, apresenta princípios que podem sustentar uma forma diferenciada do Relativismo Epistêmico: um Relativismo localizado aos padrões cognitivos de uma comunidade em uma época. Suas descrições sobre a relação entre os modelos sociais e modelos científicos levantam a possibilidade de se defender o Relativismo. Além de Bloor, há uma crítica ao Relativismo do Programa Forte que é discutido por epistemólogos como Bruno Latour e Paul Boghossian. Deve-se destacar que o Programa Forte tem inspiração nas obras de Kuhn, especialmente a Estrutura das Revoluções Científicas. Críticas mais recentes surgiram, como as de Harvey Siegel, Markus Seidel, Maria Baghramian e Richard Schantz, procurando examinar o Programa Forte e o Relativismo a fim de apresentar suas dificuldades. David Bloor rejeita essas críticas, lançando um lema: o Relativismo é oposto do Absolutismo. Esta tese apoia-se em campos disciplinares como a Antropologia, Sociologia do Conhecimento Científico, Filosofia das Ciências, História das Ciências e campos interdisciplinares como Ciência, Tecnologia e Sociedade e Estudos Sociais sobre a Ciência. Para o Ensino de Ciências, o conceito do Relativismo tornou-se um tema contemporâneo que pode se envolver com a Educação Multicultural em torno de temáticas como a tolerância epistêmica e cognitiva, respeito a grupos minoritários e culturas diferentes, além do bem cívico. O termo relativismo é encontrado não só nos debates acadêmicos, mas também em informações que circulam nos meios de comunicação, em especial na internet, em sites, blogs e redes sociais e, inclusive, nas práticas discursivas cotidianas. Nesses contextos de comunicação, distorções conceituais são comuns, relacionando o relativismo, por exemplo, a uma espécie de “vale-tudo”. Pretende-se também mostrar, nesta tese, a importância de autores clássicos, com pensadores, conceitos e debates ainda presentes e atualizados. Por fim, algumas teses, como Relativismo Construcionista Social, Subdeterminação da Teoria pelos Dados, Holismo Confirmacional, Carga Teórica sobre a Observação e Incomensurabilidade, são revistas.
Abstract: This thesis understands a variant of Relativism: Epistemic Relativism about Scientific Knowledge. This thesis defends that the Strong Program Relativism endorses Epistemic Relativism because it is philosophically committed to epistemological and ontological concepts, noting that both forms of relativism can provide a basis for reflections on multicultural education. The Epistemic Relativism is a thesis according to which beliefs, justification and knowledge depend of a set of conditions such as times, cultures, societies etc. The Relativism of the Strong Program is a form of Methodological Relativism applied to scientific knowledge. For Strong Program, scientific knowledge is a form of collective adaptation of humanity to nature. David Bloor in his work, Knowledge and Social Imaginary, offers a set of important concepts for reflecting the application of the Sociology of Scientific Knowledge on science. This work, in addition to highlighting important authors such as Durkheim and Mannheim, among others, presents principles that can sustain a different form of Epistemic Relativism: A Relativism located to the cognitive patterns of a community at a time. His case studies and descriptions of the relationship between social models and scientific models raise the possibility of defending Relativism. Beyond Bloor, there is a critique to Strong Program Relativism that is discussed by epistemologists and thinkers like Bruno Latour and Paul Boghossian. It should be noted that the Strong Program is inspired by Kuhn's works especially the Structure of Scientific Revolutions. More recent criticisms have emerged, such as Harvey Siegel, Markus Seidel, Maria Baghramian and Richard Schantz, seeking to examine the Strong Program and Relativism in order to present their difficulties. David Bloor rejects these criticisms, launching a lemma: Relativism is the opposite of Absolutism. This thesis is based on disciplinary fields such as Anthropology, Sociology of Scientific Knowledge, Philosophy of Science, History of Sciences and interdisciplinary fields such as Science, Technology and Society and Social Studies on Science. For Science Education, the concept of Relativism has become a contemporary theme that can be involved with Multicultural Education around themes such as epistemic and cognitive tolerance, respect for minority groups and different cultures in addition to civic good. The term Relativism is found not only in academic debates, but also in information that circulates in the media especially on the internet, on websites, blogs and social networks and even in everyday discursive practices. In these communication contexts, conceptual distortions are common, relating relativism, for example, with the “anything goes”. It is also intended to show, in this thesis, the importance of classic authors with thinkers, concepts and debates still present and updated. Finally, some theses, such as Social Constructionist Relativism, Underdetermination of Theory by Data, Confirmacional Holism, Theory-ladenness of Observation and Incommensurability are reviewed.
Palavras-chave: Epistemologia
Filosofia das Ciências
Sociologia do Conhecimento Científico
David Bloor e Relativismo
Sociologia do conhecimento
Bloor, David - 1942-
Relativismo
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36969
Data do documento: 4-Abr-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

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