Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36942
Tipo: Dissertação
Título: Produção de um manual orientativo à nova política de acompanhamento de egressos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título(s) alternativo(s): Production of a guideline to the new policy of follow-up of graduates at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Autor(es): Barbosa, Mardem Ribeiro Rocha
Primeiro Orientador: Silva Filho, Penildon
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Filho, Penildon
metadata.dc.contributor.referee2: Cabral, Wilson Augusto Costa
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Silva Maria Leite de
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, Mestrado Profissional em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) segue uma proposta de Estudo de Caso simples, de caráter exploratório, quantitativo e qualitativo, com levantamento de dados, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário semiestruturado. Teve como origem a reflexão acerca da correlação entre a formação propedêutica e profissional dos estudantes de cursos técnicos integrados ao nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) formados entre os anos de 2017 e 2019, com olhar apurado sobre os egressos do campus Ibatiba, analisando a influência que tais cursos promoveram em sua verticalização de estudos e ingresso no mundo do trabalho. No que diz respeito ao Instituto Federal do Espírito Santo e seus egressos, apesar de ser possível identificar ações, esparsas, voltadas a este público, é cognoscível que a política de egressos da instituição ainda é incipiente. Sendo assim, objetivou-se compreender melhor sua situação, analisando o contexto das ações desenvolvidas atualmente no Instituto, propondo a produção de um produto acadêmico na forma de um manual que contenha diretrizes que possam contribuir para seu desenvolvimento, bem como a elaboração de uma metodologia de coleta de dados que possa ser replicada e utilizada para a efetivação da referida política, propiciando subsídios válidos para o desenvolvimento de outros estudos. Dentre as ações desenvolvidas procedeu-se à consulta aos sistemas eletrônicos internos e site da Instituição. Foram solicitados dados de numeração do cadastro de pessoas físicas (CPF) de egressos de cursos Técnicos Integrados referentes à série temporal do estudo, junto à Reitoria do Ifes, em caráter de sigilo, conforme preceitua a lei 12.527 de 18 de novembro de 2011, a fim de proteger informação classificada como pessoal. Estabeleu-se procedimento de solicitação de dados identificados da RAIS e do CAGED, para direcionar ações futuras na instituição. Procedeu-se, então o cruzamento das informações com outras bases de dados já existentes de forma a retornar resultados fidedignos e confiáveis. De um universo de 12648 egressos de cursos técnicos de todo o Ifes, entre os anos de 2017 e 2019, foram encontrados 1387 cadastros de MEI, os quais, na sequência, foram correlacionados às categorias do CNAE, com os cursos existentes no Instituto, por meio da criação de uma matriz de comparação. Como há muito poucos dados sobre os estudantes que já se formaram, foi proposta uma metodologia baseada em busca ativa, por meio da técnica Bola de Neve, visando-se encontrar os egressos dos quais não se possui dados cadastrais atualizados e recuperar tais informações, alcançando, assim, 93 contatos de egressos a partir de 10 contatos iniciais. O instrumento de coleta de dados consistiu em um formulário eletrônico apresentado na forma de entrevista semiestruturada, com o retorno de 75 aceites dos 93 enviados, culminando em um grupo final de entrevistados de 49 egressos dos cursos Técnicos do Ifes Campus Ibatiba que atendiam às características do grupo amostral.
Abstract: The present work developed in the Post Graduate Program in Curriculum, Languages and Pedagogical Innovations, Professional Master's Degree in Education, of the Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) follows a proposal of a simple Case Study, with a quantitative and qualitative with exploratory character, with data collection, bibliographical research and application of a half structured sample. It originated from the reflection about the transmutation between the propedeutic and professional education of students of technical courses integrated at the high school level of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) graduateds between the years 2017 and 2019, with more atention on the graduates of campus Ibatiba, analyzing the influence that such courses promoted in their continuity of studies and insertion into the world of work. With regard to the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo and its formers students, although it is possible to identify sparse actions attended to this public, it is knowable that the institution's formers students policy is still incipient, therefore, the objective was to better understand their situation by analyzing the context of the actions currently being developed at the Institute, proposing the production of an academic product in the form of a manual with practical guidelines that can contribute to their development, as well as the elaboration of a data-collection methodology that can be replicated and used for the implementation of that policy, providing valid information for the development of other studies. Among the actions developed, the Institution's internal electronic systems and website were consulted. Numbering data from the individual registration number (CPF) of former students of Integrated Technical courses related to the time series of the study were requested from the Rectory of Ifes, on a confidential basis, as prescribed by law 12.527 of November 18, 2011, in order to protect information classified as personal. A procedure for requesting identified data from RAIS and CAGED was established, to direct future actions in the institution. The information was then crossed with other existing databases in order to return reliable results. From a universe of 12648 former students from technical courses across Ifes, between the years 2017 and 2019, 1387 MEI records were found, which, in the sequence, were correlated to the categories of the CNAE, with existing courses at the Institute, through the creation of a comparison matrix. As there is very little data on former students, a methodology based on an active search was proposed, using the Snowball technique, aiming to find former students whose registration data is not up-to-date and retrieve such information, reaching, thus, 93 contacts of former students from 10 initial contacts. The data collection instrument consisted of an electronic form presented in the form of a half-structured interview, with the return of 75 acceptances out of the 93 sent, culminating in a final group of interviewees of 49 former students of the Technical courses at Ifes Campus Ibatiba who met the characteristics of the sample group.
Palavras-chave: Egressos
Verticalização dos estudos
Instituto Federal do Espírito Santo
Mundo do Trabalho
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo - Ex- alunos - Manuais, guias, etc
Aluno egresso
Continuidade dos estudos
Mercado de trabalho
CNPq: Ciências humanas
Educação
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Coleções por área do conhecimento
Citação: BARBOSA, Mardem Ribeiro Rocha. Produção de um manual orientativo à nova política de acompanhamento de egressos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo / Mardem Ribeiro Rocha Barbosa. - 2023. 142 f. : il.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36942
Data do documento: 20-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PI_Mardem_Ribeiro_Rocha_Barbosa.pdf3,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons