Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36914
Tipo: Dissertação
Título: Ética nas pesquisas com seres humanos: análise das experiências de egressos do ProfEPT - Ifes, Campus Vitória
Título(s) alternativo(s): Ética nas pesquisas com seres humanos: análise das experiências de egressos do ProfEPT - Ifes, Campus Vitória
Autor(es): Motta, Elizabeth Schneider
Primeiro Orientador: Vieira, Fábio Pessoa
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Fábio Pessoa
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Marlene Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee3: Zocolotti, Alexandre Krüger
Resumo: O trabalho em questão envolve uma pesquisa que partiu de uma inquietação pessoal desta mestranda, ao atuar como secretária na área administrativa do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Ifes, onde convive cotidianamente com aflições e angústias por parte de pesquisadores, em relação à submissão dos projetos de pesquisa com seres humanos à análise do CEP. Portanto, a realização deste Mestrado Profissional em Educação ofereceu a oportunidade de buscar meios que pudessem facilitar o processo de submissão de projetos de pesquisa ao CEP. Para subsidiar com informações, e como parte do projeto pedagógico do programa do MPED, foi realizada a “partilha/escuta da rede”, junto à Coordenação Geral do ProfEPT, para apresentação da pesquisa e ouvir possíveis sugestões a respeito. Após, foi realizada uma pesquisa com vinte e dois egressos do ProfEPT, do Ifes Campus Vitória, que responderam a 16 questões semiestruturadas, de forma virtual, trazendo reflexões acerca do tema da ética nas pesquisas científicas, e suas experiências vividas durante a observância dos procedimentos éticos em pesquisa envolvendo seres humanos. Através da análise das respostas obtidas na pesquisa, com uso de métodos mistos (quali-quantitativa), utilizando-se a análise de conteúdo de Bardin, foi possível identificar que é relevante a necessidade de planejamento de um trabalho em conjunto e sincronizado, de um lado, ações mais interativas do programa do curso, envolvendo os estudantes sobre as questões da ética nas pesquisas com seres humanos e os trâmites de submissão ao CEP; do outro, o CEP/Ifes oferecer um plano anual, de fluxo contínuo, com mais eventos formativos, e também, buscando maior visibilidade dentro da instituição. Aliado a isso, o produto educacional que está sendo apresentado junto a este trabalho, um guia didático – e-book, é mais uma ferramenta de apoio e de fácil replicabilidade, podendo oferecer mais facilidades aos futuros pesquisadores nas submissões de suas pesquisas ao CEP.
Abstract: The work in question involves a research that started from a personal concern of this master's student, when acting as a secretary in the administrative area of the Research Ethics Committee (CEP) of Ifes, where she lives daily with afflictions and anxieties on the part of researchers, in relation to the submission of research projects involving human beings to CEP analysis. Therefore, carrying out this Professional Master's Degree in Education offered the opportunity to seek ways that could facilitate the process of submitting research projects to the CEP. To provide information, and as part of the pedagogical project of the MPED program, a “network sharing/listening” was carried out, together with the General Coordination of ProfEPT, to present the research and listen to possible suggestions about it. Afterwards, a survey was carried out with twenty-two graduates of ProfEPT, from Ifes Campus Vitória, who answered 16 semi-structured questions, in a virtual way, bringing reflections on the subject of ethics in scientific research, and their experiences during the observance of procedures ethics in research involving human beings. Through the analysis of the responses obtained in the survey, using mixed methods (quali-quantitative), using Bardin's content analysis, it was possible to identify that the need for planning a joint and synchronized work is relevant, of a on the one hand, more interactive actions of the course program, involving students on ethical issues in research with human beings and the submission procedures to the CEP; on the other hand, CEP/Ifes offers an annual plan, of continuous flow, with more training events, and also, seeking greater visibility within the institution. Allied to this, the educational product that is being presented along with this work, a didactic guide - E-book, is another support tool and easy to replicate, offering more facilities to future researchers in submitting their research to the CEP.
Palavras-chave: Ética Seres Humanos
Pesquisa
Seres Humanos
Ética da pesquisa
Comitês de ética em pesquisa
Experimentação humana
Ciência e ética
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36914
Data do documento: 13-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Produto Educacional - PI.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons