Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMotta, Elizabeth Schneider-
dc.date.accessioned2023-04-24T13:19:53Z-
dc.date.available2023-04-24T13:19:53Z-
dc.date.issued2023-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36914-
dc.description.abstractThe work in question involves a research that started from a personal concern of this master's student, when acting as a secretary in the administrative area of the Research Ethics Committee (CEP) of Ifes, where she lives daily with afflictions and anxieties on the part of researchers, in relation to the submission of research projects involving human beings to CEP analysis. Therefore, carrying out this Professional Master's Degree in Education offered the opportunity to seek ways that could facilitate the process of submitting research projects to the CEP. To provide information, and as part of the pedagogical project of the MPED program, a “network sharing/listening” was carried out, together with the General Coordination of ProfEPT, to present the research and listen to possible suggestions about it. Afterwards, a survey was carried out with twenty-two graduates of ProfEPT, from Ifes Campus Vitória, who answered 16 semi-structured questions, in a virtual way, bringing reflections on the subject of ethics in scientific research, and their experiences during the observance of procedures ethics in research involving human beings. Through the analysis of the responses obtained in the survey, using mixed methods (quali-quantitative), using Bardin's content analysis, it was possible to identify that the need for planning a joint and synchronized work is relevant, of a on the one hand, more interactive actions of the course program, involving students on ethical issues in research with human beings and the submission procedures to the CEP; on the other hand, CEP/Ifes offers an annual plan, of continuous flow, with more training events, and also, seeking greater visibility within the institution. Allied to this, the educational product that is being presented along with this work, a didactic guide - E-book, is another support tool and easy to replicate, offering more facilities to future researchers in submitting their research to the CEP.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectÉtica Seres Humanospt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectSeres Humanospt_BR
dc.subjectÉtica da pesquisapt_BR
dc.subjectComitês de ética em pesquisapt_BR
dc.subjectExperimentação humanapt_BR
dc.subjectCiência e éticapt_BR
dc.subject.otherEthicspt_BR
dc.subject.otherResearchpt_BR
dc.subject.otherHuman Beingspt_BR
dc.titleÉtica nas pesquisas com seres humanos: análise das experiências de egressos do ProfEPT - Ifes, Campus Vitóriapt_BR
dc.title.alternativeÉtica nas pesquisas com seres humanos: análise das experiências de egressos do ProfEPT - Ifes, Campus Vitóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Fábio Pessoa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433209181393882pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Fábio Pessoa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433209181393882pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8641987643464239pt_BR
dc.contributor.referee3Zocolotti, Alexandre Krüger-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3401311670439790pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5585881939184273pt_BR
dc.description.resumoO trabalho em questão envolve uma pesquisa que partiu de uma inquietação pessoal desta mestranda, ao atuar como secretária na área administrativa do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Ifes, onde convive cotidianamente com aflições e angústias por parte de pesquisadores, em relação à submissão dos projetos de pesquisa com seres humanos à análise do CEP. Portanto, a realização deste Mestrado Profissional em Educação ofereceu a oportunidade de buscar meios que pudessem facilitar o processo de submissão de projetos de pesquisa ao CEP. Para subsidiar com informações, e como parte do projeto pedagógico do programa do MPED, foi realizada a “partilha/escuta da rede”, junto à Coordenação Geral do ProfEPT, para apresentação da pesquisa e ouvir possíveis sugestões a respeito. Após, foi realizada uma pesquisa com vinte e dois egressos do ProfEPT, do Ifes Campus Vitória, que responderam a 16 questões semiestruturadas, de forma virtual, trazendo reflexões acerca do tema da ética nas pesquisas científicas, e suas experiências vividas durante a observância dos procedimentos éticos em pesquisa envolvendo seres humanos. Através da análise das respostas obtidas na pesquisa, com uso de métodos mistos (quali-quantitativa), utilizando-se a análise de conteúdo de Bardin, foi possível identificar que é relevante a necessidade de planejamento de um trabalho em conjunto e sincronizado, de um lado, ações mais interativas do programa do curso, envolvendo os estudantes sobre as questões da ética nas pesquisas com seres humanos e os trâmites de submissão ao CEP; do outro, o CEP/Ifes oferecer um plano anual, de fluxo contínuo, com mais eventos formativos, e também, buscando maior visibilidade dentro da instituição. Aliado a isso, o produto educacional que está sendo apresentado junto a este trabalho, um guia didático – e-book, é mais uma ferramenta de apoio e de fácil replicabilidade, podendo oferecer mais facilidades aos futuros pesquisadores nas submissões de suas pesquisas ao CEP.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPED, 2019. 133 p.; v.1. Disponível em: < 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro de 2017 – UFMA – São Luís/MA> Acesso em: 11 out. 2021 ALARCÃO, Isabel. Introdução. In: _______. (Org.) Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008> ALMEIDA, V.D. SÁ, M. R. G. B. Concepções de intervenção do Mestrado Profissional em Educação: tessituras curriculares de uma pesquisa. Disponível em: <http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT12_1323.pdf>. ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Líber livro, 2008. ARAÚJO LZ. Aspectos éticos da pesquisa científica. Pesquisa Odontológica Brasileira [online]. 2003, v. 17(Supl 1):57-63. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-74912003000500009>. BARBOSA, A; BOERY, R; FERRARI, M. Importância Atribuída ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Revista de Bioética y Derecho, núm. 26, septiembre 2012, p. 31-43. Disponível em: < https://scielo.isciii.es/pdf/bioetica/n26/original4.pdf> BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, p.42. Disponível em: <https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin-laurence-analise-de-conteudo.pdf> BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: fundamentos, métodos e técnicas. Porto: Porto Editora, 1994. BRASIL, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Manual Operacional para Comitês de Ética em Pesquisa, Brasília: Ministério da Saúde, 2006. disponível em: < https://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/Manual_Operacional_miolo.pdf>. BRASIL, Resolução No 466, de 12 de dezembro de 2012, Conselho Nacional de Saúde, disponível em: <conselho.saude.gov.br/docs/Reso466.doc> BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 98, seção 1, p. 44-46, 24 maio 2016. BRASIL, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. 2018. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/comites-de-etica-em-pesquisa-conep?view=default>. BRASIL, CAPES. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2019ª. BRASIL, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde.2021. Disponível em:< > Acesso em: 11 out. 2021. CÓDIGO DE NUREMBERG - 1947. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/codigo_nuremberg.pdf. DECLARAÇÃO DE HELSINKI VI – 2002. Disponível em:https://www.ufrgs.br/bioetica/helsin6.htm DEMO, P. Pesquisa: Principio Científico e Educativo. 13. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2002. FIOCRUZ. Ética em pesquisa envolvendo seres humanos. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/envolvendo-seres-humanos>. Acesso em: 16 jun. 2021. FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. – 3. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009. FONSECA, CLAUDIA. Situando os Comitês de Ética em Pesquisa. Horizontes Antropológicos [Online], 44 | 2015, posto online no dia 02 Novembro 2015. Disponível em: <http:// horizontes.revues.org/1053> FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2008. __________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO-FAPESP. CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS. São Paulo, 2014. Disponível em: < https://fapesp.br/boaspraticas/2014/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas.pdf> GALEFFI, Dante; MACEDO, Roberto Sidnei; PIMENTEL, Álamo. Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. - Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: <www.edufba.ufba.br HOSSNE WS, Vieira S. Experimentação com seres humanos: aspectos éticos. In: Segre M, Cohen C (org.) Bioética. São Paulo, EDUSP. 1995. IFES, ProfEPT, Documentos. 2018. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/doc. JACOBINI, Maria Letícia de Paiva. Metodologia do trabalho acadêmico. 4. ed. Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2011. JORGE MIGUEL TANÚS; PEGORARO, BRUNO LEONARDO; RIBEIRO, LINDIONEZA ADRIANO. Abrangência de ação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia. Revista Bioética, v. 15, n.2, p. 308-316, 2007. KOTTOW, Miguel. História da ética em pesquisa com seres humanos. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde. Disponível em: < https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/863/1505>. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Formação de professores e currículo: questões em debate. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.29, n.110, p. 35-50, jan./mar. 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nN7CDXTbrMNHdGMxxcGgHws/?format=pdf&lang=pt>. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad.- Eloá Jacobina.- Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000 _______. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Trad.- Flávia Nascimento.- 2ª ed.- Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. MORIN, Edgar. O Método 6 - Ética. Trad.- Juremir Machado da Silva.-3ª ed.- Porto Alegre: Sulina, 2007, p. 154.Disponível em: <https://doceru.com/doc/ese8x01 MELO, Ana Cláudia Raposo; LIMA, Vinícius Machado.Bioética: pesquisa em seres humanos e comitês de ética em pesquisa. Breves esclarecimentos. Revista Digital - Buenos Aires – Año 10 - N° 78, 2004. Disponível em: <https://efdeportes.com/efd78/etica.htm NUNES, J. B. C. Formação para a ética em pesquisa: um olhar para os Programas de Pós-Graduação em Educação. Revista Educação PUC/RS, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 183-191, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981- 2582.2017.2.26889. Acesso em: 14 out. 2021. Palácios M, Rego S, Schramm FR. A regulamentação brasileira em ética em pesquisa envolvendo seres humanos. In: Machado RM, Carvalho DM, Block CK, Luiz RR, Wer- neck GL (org.) Epidemiologia. São Paulo, Atheneu. 2002. p.465-477. PORFíRIO, Francisco. "O que é ética?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/o-que-e-sociologia/o-que-e-etica.htm. Acesso em 15 de agosto de 2022. PEREIRA, Reinaldo Arruda. A CIÊNCIA MODERNA, A CRISE DOS PARADIGMAS E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA E COM O CURRÍCULO. (Dissertação de Mestrado). PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_PereiraRA_1.pdf> RODRIGUES, Neidson. Educação: Da formação humana à construção do sujeito ético. Educação & Sociedade. Campinas, n. 76, v. 22, p. 232-257, 2001 SANGALLI, Idalgo José. Considerações sobre a ética na educação. In: KUIAVA, Evaldo A.; PAVIANI, Jayme. Educação, ética e epistemologia. I Congresso Internacional: Filosofia, Educação e Cultura – 2004. Caxias do Sul: Educs, 2005 SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. - São Paulo: Cortez, 2000 SOUZA, B. M. (2019, 1 de dezembro). Ética na pesquisa [Blog]. Recuperado de: <https://eupercebo.unb.br/2019/12/01/etica-na-pesquisa. TAUIL, PEDRO LUIZ; GUILHEN, DIRCE. Método e Ética: Fundamentos Indissociáveis no Contexto da Prática Científica. Brasília Med, v. 1, Supl 1, p. 19-26, 2009. UFBA-PPGCLI-FACED/Concepções Teóricas e Epistemológicas da Proposta. Disponível em: http://www.ppgclip.faced.ufba.br/concepcoes-teoricas-e-epistemologicas-da-proposta US Holocaust Memorial Museum. ENCICLOPÉDIDIA DO HOLOCAUSTO. As Experiências Médicas Nazistas. Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/nazi-medical-experiments. Acesso em 06/12/2022.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Produto Educacional - PI.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons