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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36578
Tipo: Dissertação
Título: Injustiças, opressões epistêmicas e educação
Título(s) alternativo(s): Epistemic injustices, oppressions, and education
Autor(es): Jesus, Douglas Castro de
Primeiro Orientador: Silva Filho, Waldomiro José da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Breno Ricardo Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Sepulveda, Claudia de Alencar Serra e
metadata.dc.contributor.referee2: Ruivo, José Leonardo Annunziato
metadata.dc.contributor.referee3: Ketzer, Patricia
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Breno Ricardo Guimarães
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Waldomiro José da
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é investigar possíveis relações entre os conceitos de “injustiça epistêmica”, “opressão epistêmica”, da maneira como são definidos na literatura em Epistemologia Social, e a educação. As perguntas que pretendo responder são as seguintes: o que são injustiças e opressões epistêmicas? Há alguma relação entre essas injustiças e opressões epistêmicas e a educação? O que é uma educação epistemicamente justa? Para responder a essas questões, dividirei essa dissertação em três capítulos, cada um dedicado a uma das perguntas. No capítulo 1, apresentarei os conceitos de injustiça e opressão epistêmica, atentando para possíveis divergências conceituais e horizontes interpretativos. No capítulo 2, tentarei identificar a relação dessas injustiças e opressões epistêmicas na educação, a partir da literatura recente em Epistemologia Social. Por último, no Capítulo 3, pretendo retornar as autoras e autores apresentados no primeiro capítulo para investigar se eles e elas oferecem alguma noção de justiça aplicável ao contexto educacional.
Abstract: This research aims to investigate possible relations between the concepts of “epistemic injustice”, “epistemic oppression”, as Social Epistemology’s literature defines, and the education. I intend to answer the following questions: what are epistemic injustices and oppressions? Are there some relations between these epistemic injustices, oppressions, and the education? What is a just education, epistemically speaking? To answer it, I divided the dissertation into three chapters, each dedicated to one of these issues. In the first chapter, I will introduce the concepts of epistemic injustice and epistemic oppression, paying attention to possible conceptual divergences and interpretative horizons. In the second chapter, I will try to identify the relation between epistemic injustice, oppression, and education, from the Social Epistemology point of view. Finally, in the third chapter, I intend to return to the authors presented in the first chapter to investigate available concepts of justice applicable to the educational context.
Palavras-chave: Injustiça Epistêmica
Opressão Epistêmica
Epistemologia Social
Educação
CNPq: Ciências humanas
Epietemologia
Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Citação: JESUS, Douglas Castro de. Injustiças, opressões epistêmicas e educação. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 123f. 2022.
Tipo de Acesso: Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36578
Data do documento: 25-Fev-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

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