Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Jesus, Douglas Castro de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T12:03:37Z | - |
dc.date.available | 2023-02-03T12:03:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Douglas Castro de. Injustiças, opressões epistêmicas e educação. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 123f. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36578 | - |
dc.description.abstract | This research aims to investigate possible relations between the concepts of “epistemic injustice”, “epistemic oppression”, as Social Epistemology’s literature defines, and the education. I intend to answer the following questions: what are epistemic injustices and oppressions? Are there some relations between these epistemic injustices, oppressions, and the education? What is a just education, epistemically speaking? To answer it, I divided the dissertation into three chapters, each dedicated to one of these issues. In the first chapter, I will introduce the concepts of epistemic injustice and epistemic oppression, paying attention to possible conceptual divergences and interpretative horizons. In the second chapter, I will try to identify the relation between epistemic injustice, oppression, and education, from the Social Epistemology point of view. Finally, in the third chapter, I intend to return to the authors presented in the first chapter to investigate available concepts of justice applicable to the educational context. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Injustiça Epistêmica | pt_BR |
dc.subject | Opressão Epistêmica | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia Social | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Epistemic Injustice | pt_BR |
dc.subject.other | Epistemic Oppression | pt_BR |
dc.subject.other | Social Epistemology | pt_BR |
dc.subject.other | Education | pt_BR |
dc.title | Injustiças, opressões epistêmicas e educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Epistemic injustices, oppressions, and education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Epietemologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Filosofia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva Filho, Waldomiro José da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0606699315474354 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Breno Ricardo Guimarães | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6164221411927239 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sepulveda, Claudia de Alencar Serra e | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5623307231624204 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ruivo, José Leonardo Annunziato | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3388116500631463 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ketzer, Patricia | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4875848249103649 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Santos, Breno Ricardo Guimarães | - |
dc.contributor.referee5 | Silva, Waldomiro José da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7623719401988704 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa é investigar possíveis relações entre os conceitos de “injustiça epistêmica”, “opressão epistêmica”, da maneira como são definidos na literatura em Epistemologia Social, e a educação. As perguntas que pretendo responder são as seguintes: o que são injustiças e opressões epistêmicas? Há alguma relação entre essas injustiças e opressões epistêmicas e a educação? O que é uma educação epistemicamente justa? Para responder a essas questões, dividirei essa dissertação em três capítulos, cada um dedicado a uma das perguntas. No capítulo 1, apresentarei os conceitos de injustiça e opressão epistêmica, atentando para possíveis divergências conceituais e horizontes interpretativos. No capítulo 2, tentarei identificar a relação dessas injustiças e opressões epistêmicas na educação, a partir da literatura recente em Epistemologia Social. Por último, no Capítulo 3, pretendo retornar as autoras e autores apresentados no primeiro capítulo para investigar se eles e elas oferecem alguma noção de justiça aplicável ao contexto educacional. | pt_BR |
dc.publisher.department | EDUFBA | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC)
|