Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Douglas Castro de-
dc.date.accessioned2023-02-03T12:03:37Z-
dc.date.available2023-02-03T12:03:37Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationJESUS, Douglas Castro de. Injustiças, opressões epistêmicas e educação. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 123f. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36578-
dc.description.abstractThis research aims to investigate possible relations between the concepts of “epistemic injustice”, “epistemic oppression”, as Social Epistemology’s literature defines, and the education. I intend to answer the following questions: what are epistemic injustices and oppressions? Are there some relations between these epistemic injustices, oppressions, and the education? What is a just education, epistemically speaking? To answer it, I divided the dissertation into three chapters, each dedicated to one of these issues. In the first chapter, I will introduce the concepts of epistemic injustice and epistemic oppression, paying attention to possible conceptual divergences and interpretative horizons. In the second chapter, I will try to identify the relation between epistemic injustice, oppression, and education, from the Social Epistemology point of view. Finally, in the third chapter, I intend to return to the authors presented in the first chapter to investigate available concepts of justice applicable to the educational context.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectInjustiça Epistêmicapt_BR
dc.subjectOpressão Epistêmicapt_BR
dc.subjectEpistemologia Socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEpistemic Injusticept_BR
dc.subject.otherEpistemic Oppressionpt_BR
dc.subject.otherSocial Epistemologypt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.titleInjustiças, opressões epistêmicas e educaçãopt_BR
dc.title.alternativeEpistemic injustices, oppressions, and educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEpietemologiapt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Filho, Waldomiro José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0606699315474354pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Breno Ricardo Guimarães-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6164221411927239pt_BR
dc.contributor.referee1Sepulveda, Claudia de Alencar Serra e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5623307231624204pt_BR
dc.contributor.referee2Ruivo, José Leonardo Annunziato-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3388116500631463pt_BR
dc.contributor.referee3Ketzer, Patricia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875848249103649pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Breno Ricardo Guimarães-
dc.contributor.referee5Silva, Waldomiro José da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7623719401988704pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é investigar possíveis relações entre os conceitos de “injustiça epistêmica”, “opressão epistêmica”, da maneira como são definidos na literatura em Epistemologia Social, e a educação. As perguntas que pretendo responder são as seguintes: o que são injustiças e opressões epistêmicas? Há alguma relação entre essas injustiças e opressões epistêmicas e a educação? O que é uma educação epistemicamente justa? Para responder a essas questões, dividirei essa dissertação em três capítulos, cada um dedicado a uma das perguntas. No capítulo 1, apresentarei os conceitos de injustiça e opressão epistêmica, atentando para possíveis divergências conceituais e horizontes interpretativos. No capítulo 2, tentarei identificar a relação dessas injustiças e opressões epistêmicas na educação, a partir da literatura recente em Epistemologia Social. Por último, no Capítulo 3, pretendo retornar as autoras e autores apresentados no primeiro capítulo para investigar se eles e elas oferecem alguma noção de justiça aplicável ao contexto educacional.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Injustiças, Opressões Epistêmicas e Educação - Douglas Castro de Jesus (dissertação mestrado - versão biblioteca).pdfDissertação - Douglas Castro de Jesus933,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons