Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36570
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Integração ônibus-metrô em Salvador: a insatisfação dos usuários e prejuízos em comércios locais
metadata.dc.creator: Pires, Katharine Góes Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Gervásio Ferreira dos
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Thiago
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho pretende apresentar as implicações da integração entre ônibus e metrô na cidade de Salvador, como algumas das insatisfações com o transporte público da capital em especial com os desertos de trânsito criados. O objetivo é contribuir para o entendimento de como as mudanças afetaram a vida dos moradores da capital baiana e causaram danos a um dos principais pontos comerciais da cidade: Barroquinha e Baixa dos Sapateiros. Por meio de literaturas e estudos sobre indicadores de qualidade de serviço do transporte público em Salvador, foi feita uma avaliação e reflexão sobre o sistema adotado na capital baiana e quão satisfeitos estão os usuários diários. Os desertos de trânsito foram definidos e estudados para aplicação da mobilidade de Salvador. A utilização de dados disponibilizados pelas secretarias e da associação de comerciantes, possibilitou os estudos da experiência cotidiana no uso de modais e explica seus problemas e consequências. Os resultados mostram que há um gap entre o que é demandado e o que é ofertado, corroborando para as insatisfações dos usuários e criação de desertos de trânsito.
Resumen : The present work intends to present the implications of the integration between bus and subway in the city of Salvador, as some of the dissatisfactions with the capital's public transport and traffic deserts created. Aiming to understand how the changes affected the lives of the residents of the Bahian capital and caused damage to one of the main commercial points of the city: Barroquinha and Baixa dos Sapateiros. Through literature and studies on public transport service quality indicators in Salvador, an evaluation and reflection was made on the system adopted in the capital of Bahia and how satisfied the daily users are. The transit deserts were defined and studied for the application of Salvador's mobility. The use of data made available by the secretariats and the association of traders made it possible to study the daily experience in the use of modals and explains its problems and consequences. The results show that there is a gap between what is required and what is offered, contributing to usar dissatisfaction and the creation of traffic deserts.
Palabras clave : Integração
Ônibus
Metrô
Transporte publico
Usuários.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36570
Fecha de publicación : 12-dic-2022
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Katharine Pires - TCC_final.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.