Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36462
Tipo: | Tese |
Título: | Trabalho colaborativo com futuros professores: uma abordagem comunicativa dialógica nas aulas de ciências com base na interculturalidade |
Autor(es): | Silva, Josenaide Alves da |
Primeiro Orientador: | Baptista, Geilsa Costa dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Fábio Josué Souza dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Fábio Pessoa |
metadata.dc.contributor.referee3: | Brito, Nadenka Beatriz Melo |
metadata.dc.contributor.referee4: | Siqueira, Rafael Moreira |
metadata.dc.contributor.referee5: | Baptista, Geilsa Santos Costa |
Resumo: | A presente tese trata de uma pesquisa qualitativa que objetivou analisar um trabalho colaborativo por meio da adaptação e aplicação de uma sequência didática para o desenvolvimento da abordagem comunicativa dialógica no ensino de ciências com base na interculturalidade. Participaram dois estudantes do quarto semestre do curso Licenciatura de Ciências Agrárias, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Senhor do Bonfim-BA. A investigação pautou no paradigma sócio-interacionista e no Estudo de Caso, em que foi possível utilizar áudios gravações, diário de campo, bem como a entrevista semiestruturada para coletar os dados investigados. As análises das informações se deram por meio da Análise de Conteúdo e das Categorias de Abordagem Comunicativa propostas por Mortimer e Scott (2020). Os resultados iniciais indicam que os futuros professores apresentavam conhecimentos superficiais sobre o trabalho colaborativo, indicando o cientificismo em uma abordagem comunicativa de autoridade. Após a formação obtida através de um trabalho colaborativo, foi possível identificar que esse modo de trabalhar possibilita uma abordagem comunicativa dialógica, a qual considera os contextos culturais dos estudantes por meio de seus saberes prévios e a cultura científica a partir do conteúdo curricular, lhes preparando para atuar na Educação Científica que tenha por meta a interculturalidade. É perceptível que esses sujeitos estabeleceram uma comunicação dialógica com os estudantes nas aulas de ciências, com a finalidade de possibilitar um ensino com sentidos contextuais. Acredita-se que esta produção contribui para o desenvolvimento de novos estudos e a formação inicial docente. Particularmente, para a reflexão sobre e na ação pedagógica de cada realidade escolar e sujeitos, por conseguinte, para práticas de ciências envolvendo diálogos. |
Abstract: | The present thesis deals with a qualitative research that aimed to analyze a collaborative work through the adaptation and application of a didactic sequence for the development of the dialogic communicative approach in science teaching based on interculturality. Two students from the fourth semester of the Degree in Agricultural Sciences, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IF Baiano), Senhor do Bonfim campus, participated in the study. The investigation was guided by the socio-interactionist paradigm and the Case Study, in which it was possible to use audio recordings, field diaries, as well as semistructured interviews to collect the investigated data. The analysis of the information took place through Content Analysis and the Communicative Approach Categories proposed by Mortimer and Scott (2020). The initial results indicate that future teachers had superficial knowledge about collaborative work, indicating scientism in an authoritative communicative approach. After the training obtained through collaborative work, it was possible to identify that this way of working enables a dialogical communicative approach, which considers the cultural contexts of the students through their previous knowledge and the scientific culture from the curricular content, preparing them to act in scientific education that has interculturality as its goal. It is noticeable that these subjects established a dialogic communication with students in science classes, in order to enable teaching with contextual meanings. It is believed that this production contributes to the development of new studies and initial teacher training. Particularly, for reflection on and in the pedagogical action of each school reality and subjects and, therefore, for science practices involving dialogues. |
Palavras-chave: | Abordagem comunicativa dialógica Interculturalidade Formação inicial docente Sequência didática Ensino de ciências Professores de ciências - Formação Didática Formação inicial do professor Educação intercultural |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36462 |
Data do documento: | 19-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGEFHC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSENAIDE ALVES DA SILVA .TESE.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.