Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36403
metadata.dc.type: Tese
Título : Histórias de vida: experiências, memória e voz de três professoras, pioneiras no Curso de Biologia da UEFS
metadata.dc.creator: Santos, John Erliton Simão dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Sánchez Arteaga, Juan Manuel
metadata.dc.contributor.advisor2: Silva, Indianara Lima Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Indianara Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Sepulveda, Claudia Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Katemari, Diogo Rosa
metadata.dc.contributor.referee3: Barzano, Antônio Marco
metadata.dc.contributor.referee4: Almeida, Murilena Pinheiro
metadata.dc.contributor.referee5: Vanin, Iole Macedo
metadata.dc.description.resumo: Esta tese se constitui na elaboração de documentos textuais, que revelam a trajetória, nas Ciências Biológicas, de três professoras pioneiras do Curso de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS. Corroborando com a rede de divulgação e visibilidade das histórias de mulheres na Ciência através de narrativas relacionadas com o ato de partilhar mecanismos de resistência e colocar em evidência seus legados, que tendem a ser invisibilizados ao longo do processo histórico do curso e da universidade. Foram construídos textos, a partir de informações coletadas durante as entrevistas, que apresentam informações sobre a inserção das professoras na Biologia e suas contribuições na produção intelectual, assim como na administração de diversos setores da UEFS, tendo como suporte teórico/metodológico Meihy (2005) e Meihy e Holanda (2011). Em seguida, busquei as características comuns e o conjunto de questões uniformes que atravessam as histórias das professoras, por meio de uma análise coletiva de suas vidas, tendo como suporte metodológico (STONE, 2011). Foram colocados em discussão os imperativos que as conduziram para a Biologia, o contexto da formação acadêmica, a trajetória de pioneirismo na UEFS e os enfrentamentos de gênero vivenciados, em diálogo com a literatura que favorece a análise de estruturas históricas e que ainda perpassam a vida das mulheres na Ciência. Para a interpretação e análise das histórias, me apoiei em (MELO, 2009) que indica o olhar para as narrativas, pensando também as possíveis ferramentas de poder, implícitas nas falas das professoras, que as moldam e apoiam seus discursos.
Resumen : This thesis is a textual document preparation, that reveal the trajectory, in Biological Sciences, of three pioneer professors of the Biology degree at Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Ratifying the dissemination and visibility network of women's stories in Science, through related narratives of sharing tolerance mechanisms actions and putting in evidence the legacy, struggle and coping with sexism, that were unattanable throughout the historical process of both the degree and university. Therefore, contents were constructed from data collected during interviews, which presented knowledge about the introduction of professors in Biology and their contribution to intellectual property as well as to several administration sectors at UEFS, since its establishment, being the proposed procedures by Meihy (2005) and Meihy e Holanda (2011) the theoretical and methodological support. In the second part of the thesis, I looked for the common characteristics and the set of uniform questions that cross the teachers' stories, through a collective analysis of their lives, using methodological support ( stone, 2011). The imperatives that led them to Biology, the context of academic training, the pioneering trajectory at UEFS and the gender confrontations they experienced were discussed, in dialogue with the literature, which favors the analysis of historical structures and still permeates the lives of women. women in science. For the interpretation and analysis of the stories, I relied on ( MELO, 2009) who indicates the look at the narratives, also thinking about the possible tools of power, implicit in the teachers' speeches, which shape and support their discourses.
Palabras clave : Mulheres na Ciência- História
Professoras de Biologia - Vida Intelectual
Universidade Estadual de Feira de Santana
História de Vida
metadata.dc.subject.cnpq: História das Ciências
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana
metadata.dc.publisher.initials: UFBA UEFS
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36403
Fecha de publicación : 7-oct-2022
Aparece en las colecciones: Tese (PPGEFHC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOHN ERLITON SIMÃO DOS SANTOS PPGEFHC.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.