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Tipo: Tese
Título: Narrativas de naturalistas europeus e seus contributos para o ensino de biologia contextualizado: um olhar no Brasil do século XIX
Título(s) alternativo(s): Narratives of European naturalists and their contributions to contextualized biology teaching: a look into 19th-century Brazil
Autor(es): Silva, Maria Laura Souza
Primeiro Orientador: Baptista, Geilsa Costa Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Ruy Hermann Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Frederik Moreira dos
metadata.dc.contributor.referee3: Sanchez Arteaga, Juan Manuel
metadata.dc.contributor.referee4: Almeida, Rosiléia Oliveira
metadata.dc.contributor.referee5: Baptista, Geilsa Costa Santos
Resumo: Os naturalistas europeus Johann Baptist Ritter von Spix e Carl Friedrich Philipp von Martius realizaram uma viagem ao Brasil que foi registrada em um Diário de Viagens composto por três volumes, intitulado “Reise in Brasilien”. No presente trabalho, organizado no formato multipaper, apresentamos e discutimos os resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo geral foi analisar e propor contribuições para o ensino de Biologia a partir dos relatos dos naturalistas Spix e Martius. O estudo é fundamentado no paradigma Interpretativista, tratando-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, com seleção, categorização e análise de conteúdo (BARDIN, 1979). A fonte principal para coleta de dados foi o segundo volume da “Reise in Brasilien” (Viagem pelo Brasil), intitulado “Através da Bahia” (edição de 1938), o qual registra a passagem de Spix e Martius pela Bahia, em 1818. Também foram consultados trabalhos de diversos autores que analisaram a viagem de Spix e Martius ao Brasil, entre os anos de 1817 e 1820, acompanhando a comitiva que trazia a arquiduquesa Leopodina para o casamento com o príncipe Pedro de Alcântara. A Missão Austríaca trouxe diversos cientistas e artistas europeus motivados pelo conhecimento da natureza tropical e da população local, além dos costumes e do potencial econômico das terras brasileiras. A análise do contexto da viagem e da época dos naturalistas europeus possibilitou a organização de um quadro explicativo do cenário científico e histórico que influenciou Spix e Martius no século XIX. Esse conhecimento pode contribuir para um ensino de biologia contextualizado e guiado pela história da ciência. A análise da obra “Através da Bahia” identificou diversas passagens que podem ser usadas no ensino de biologia, atendendo a algumas de suas subdivisões: botânica, zoologia, ecologia e etnobiologia, além de outras, como microbiologia e paleontologia, que poderão ser objeto de outros estudos futuros. A análise dessa obra e de outras vinculadas a essa expedição ao Brasil também possibilitou a produção de um recurso didático (um E-book), que servirá de suporte para uma sequência de atividades sugeridas para o ensino de biologia, abordando diversos conteúdos. Finalmente, a partir de informações a respeito dos conhecimentos tradicionais da época dos naturalistas e de suas aplicações no ensino de biologia, foi possível refletir sobre a formação de professores sensíveis à diversidade cultural, tão presente nas salas de aula.
Abstract: European naturalists Johann Baptist Ritter von Spix and Carl Friedrich Philipp von Martius made a trip to Brazil that was recorded in a diary composed of three volumes, entitled “Reise in Brasilien”. In the present work, organized in multipaper format, we present and discuss the results of a qualitative research whose general objective was to analyze and propose contributions to the teaching of biology from the reports of naturalists Spix and Martius. The study is based on the Interpretativist paradigm, dealing with documentary and bibliographic research, with selection, categorization and content analysis (BARDIN, 1979). The source for data collection was the second volume of the “Reise in Brasilien” (Viagem pelo Brasil), entitled “Através da Bahia” (1938 edition), which records the passage of Spix and Martius through Bahia, in 1818. Several other works about Spix and Martius's trip to Brazil, which occurred between 1817 and 1820, were analyzed, accompanying the expedition that brought Princess Leopodina to her wedding with Prince Pedro de Alcântara. The Austrian Mission brought several European scientists and artists motivated by the curiosity about tropical nature and local population, in addition to the habits and the economic potential of Brazilian lands. The analysis of the context of travel and the time of European naturalists made it possible to organize an explanatory table of the scientific and historical scenario that influenced Spix and Martius in the 19th century. This knowledge can contribute to a contextualized teaching of biology guided by the history of science. The analysis of the work “Através da Bahia” identified several passages that could be used in the teaching of biology, thinking of some of its subdivisions: botany, zoology, ecology and ethnobiology, in addition to others, such as microbiology and paleontology, which may be the object of other future studies. The analysis of this work and others linked to that expedition to Brazil also enabled the production of a didactic resource (an E-book), which will support a sequence of various-content activities suggested for biology teaching. Finally, based on information about the traditional knowledge of the time of the naturalists and its applications in the teaching of biology, it was possible to reflect on the formation of teachers sensitive to cultural diversity, which is so present in the classrooms.
Palavras-chave: Biologia - Estudo e ensino
Naturalistas
História da Ciência
Formação docente
Spix, Johann Baptist von - 1781-1826 - Contribuições em Biologia
Martius, Karl Friedrich Philipp von - 1794 - 1868 - Contribuições em Biologia
Professores de biologia - Formação
CNPq: Ciências humanas
Educação
Ciências biológicas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Citação: SILVA, Maria Laura Souza. Narrativas de naturalistas europeus e seus contributos para o ensino de biologia contextualizado: um olhar no Brasil do século XIX. 2019. Orientadora: Geilsa Costa Santos Baptista. 399 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36316
Data do documento: 4-Mar-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

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