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Tipo: Dissertação
Título: Representações sociais sobre a deficiência evidenciadas em livros de ciências do ensino fundamental aprovados pelo PNLD
Autor(es): Santos, Luciene dos Reis
Primeiro Orientador: Barros, Alessandra Santana Soares e
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Antonilma Santos de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Rosiléria Oliveira de
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Alessandra Santana Soares e
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a deficiência está representada nos textos expositivos dos Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental I. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo documental, tomando como orientações teóricas as vertentes das Representações Sociais. O córpus empírico foi composto por sete coleções didáticas, ou vinte e oito livros que empreendiam do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I. Compuseram, ainda, os elementos de delimitação da amostra o fato dos livros serem a versão do Manual do Professor, terem sido aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2013 e pertencerem às editoras mais bem classificadas no ranking do programa. Isso implica em dizer que além de avaliados, os referidos materiais são os mais requisitados pelos professores de todo o Brasil. A orientação metodológica foi empreendida conforme prescreve a análise de conteúdo realizada através da coleta e análise dos dados. A coleta de dados foi empreendida através dos seguintes momentos: leitura flutuante para identificação das “aparições da deficiência”; criação de um banco de dados com as informações preliminares; elaboração e validação das categorias. Já o procedimento de análise foi realizado com base na frequência e interpretação dos elementos que evidenciaram as Representações Sociais. Como resultados foram evidenciadas duas Representações Sociais da deficiência em Livros Didáticos de Ciências Naturais que se ancoram em: a deficiência como elemento favorecedor de uma cultura inclusiva e a deficiência como elemento de aporte a conteúdo temático. Esses achados evidenciam que os Livros Didáticos demonstram a aproximação com as ideias do paradigma inclusivo, para o qual a deficiência é apresentada na perspectiva da diversidade humana. Todavia, não deixa de apresentar o entrecruzamento de paradigmas, através do enraizamento de ideias que, também, direcionam a categoria à ideia de anormalidade. Deste modo, a dualidade do pensamento social, expresso através das Representações Sociais sobre a deficiência nos referidos materiais, demonstra a forma contraditória e controversa que a sociedade atual tem de conceber, especialmente em termos práticos, esta categoria.
Abstract: This research aimed to analyze how disability is represented in the expository texts of the Natural Sciences Textbooks of Elementary School. We conducted a qualitative research of documentary type, taking as theoretical orientations strands of Social Representations. The empirical corpus was composed of seven teaching collections, or twenty-eight books that undertook the 2nd to 5th Elementary School year. The fact that the books are the version of the Teacher's Manual, approved by the National Textbook Program (PNLD) of 2013 and belong to the best classified publishing in the program ranking were also sample bounding elements. This implies that, in addition to assessed, these materials are the most requested by teachers from all over Brazil. The methodological guidance was undertaken as prescribed by content analysis conducted by collecting and analyzing data. Data collection was undertaken through the following phases: initial reading for identification of "deficiency appearances"; creation of a database with the preliminary information; development and validation of the categories. The analysis procedure was performed based on the frequency and interpretation of the elements that showed the Social Representations. As a result we identified two Social Representations of disability in Textbook of Natural Sciences that are anchored in: Disability as favoring element of an inclusive culture and disability as the thematic content contribution element. These findings show that the Textbooks demonstrate the approach to the ideas of inclusive paradigm for which disability is presented from the perspective of human diversity. The books also present the crossing of paradigms through the rooting of ideas that also drive the category to the abnormality idea. Thus, the duality of social thought, expressed through Social Representations on disability in these materials, demonstrate the contradictory and controversial way that modern society has to conceive, particularly in practical terms, this category.
Palavras-chave: Deficiência.
Representações Sociais.
Livro Didático.
Ciências Naturais.
Análise de Conteúdo.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: SANTOS, Luciene dos Reis. Representações Sociais sobre a deficiência evidenciadas em Livros Didáticos de Ciências Naturais do Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD. 2015. 195f. (Dissertação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2015.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36288
Data do documento: 30-Set-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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