Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36022
Tipo: Dissertação
Título: A leitura no processo de ensin-aprendizagem da escrita em língua portuguesa no Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Autor(es): Jesus, Marta Mendes Dias de
Primeiro Orientador: Silva, Antonio Messias Nogueira da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Antonio Messias Nogueira da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Janderson Martins dos
metadata.dc.contributor.referee3: Porfirio, Lucielen
Resumo: Ler e escrever são ações que fazem parte do processo da constituição identitária, política e cultural do falante e envolvem diversas práticas sociais, entre elas o letramento. Sendo assim, a pesquisa intitulada A leitura no processo de ensino-aprendizagem da escrita em língua portuguesa no Instituto Federal da Bahia (IFBA) objetiva analisar as contribuições que a leitura traz na busca por soluções de problemas relacionados à atribuição de sentido dos textos orais e escritos dos estudantes do ensino médio técnico do IFBA, matriculados nos cursos de Geologia e Edificações do 1º e 3 º períodos. O subsídio teórico deste estudo foi gerado a partir de diferentes áreas de conhecimento: Linguística Textual, Análise do Discurso e Linguística Aplicada, representadas pelos teóricos: Solé (1998), Koch (1992, 1999, 2008), Pêcheux, Soares (1988), Kleiman (2008, 2016), Antunes (2006, 2008, 2009), Bakhtin (1997,1999), entre outros. Desse modo, refletir sobre o papel da leitura e as práticas de letramento no ensino médio técnico do IFBA é pensar nos sujeitos capazes de interagir com o mundo utilizando a linguagem nas diversas situações de comunicação e prática social. A opção pela pesquisa qualitativa de cunho etnográfico se deu por ser a mais viável para atingir os objetivos esperados, tendo em vista o contexto e os participantes como principais protagonistas da investigação. Sendo o IFBA uma instituição de referência no ensino público de qualidade, as condições impostas para que se atinjam os resultados esperados exigem dos discentes uma postura de sujeitos leitores críticos e ativos, por isso a necessidade de se pesquisar sobre o ensino da língua materna e o papel da leitura nesse ambiente. Mesmo com tantas pesquisas na área de linguagem, é importante refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da língua materna, principalmente no que se refere à leitura e produção textual. Os resultados das avaliações anuais são a justificativa da necessidade de se investigar esta temática, uma vez que permanecem ainda insatisfatórios.
Abstract: Reading and writing are actions that are part of the identity, political and cultural constitution of the speaker and involve several social practices, among them is the literacy. Therefore, the research entitled Reading in the teaching-learning process of writing in Portuguese at the IFBA aims to verify how reading contributes to the triggering of literacy practices at the Federal Institute of Bahia - Salvador campus (IFBA), with technical high school students of the Buildings and Geology courses, from the 1st and 3rd period. The theoretical subsidy was generated from different areas of knowledge, such as Textual Linguistics, Discourse Analysis, Psycholinguistics and Applied Linguistics, represented by theorists: Solé (1998), Koch (1992, 1999, 2008), PÊCHEUX (1990) Soares (1988), Kleiman (2008, 2016), Antunes (2006, 2008, 2009), Bakhtin (1997,1999). In this context, what is the role of reading in language practices at the IFBA technical high school? The option for qualitative research of an ethnographic nature was chosen because it is the most viable to achieve the expected objectives, considering the context and the participants as the main protagonists of this study. It was possible to observe that there is still a great need to investigate this theme, as the misunderstandings are still present in the teaching of the mother tongue, even in the face of the numerous existing researches, since the results of Brazil's annual evaluations in national and international exams remain unsatisfactory
Palavras-chave: Linguística aplicada
Leitura (Ensino médio) - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Ensino da língua materna
Letramento
Incentivo à leitura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36022
Data do documento: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marta_dissertacao.pdfMARTA MENDES DIAS DE JESUS1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.