Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Marta Mendes Dias de-
dc.date.accessioned2022-09-16T13:30:33Z-
dc.date.available2022-09-16T13:30:33Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36022-
dc.description.abstractReading and writing are actions that are part of the identity, political and cultural constitution of the speaker and involve several social practices, among them is the literacy. Therefore, the research entitled Reading in the teaching-learning process of writing in Portuguese at the IFBA aims to verify how reading contributes to the triggering of literacy practices at the Federal Institute of Bahia - Salvador campus (IFBA), with technical high school students of the Buildings and Geology courses, from the 1st and 3rd period. The theoretical subsidy was generated from different areas of knowledge, such as Textual Linguistics, Discourse Analysis, Psycholinguistics and Applied Linguistics, represented by theorists: Solé (1998), Koch (1992, 1999, 2008), PÊCHEUX (1990) Soares (1988), Kleiman (2008, 2016), Antunes (2006, 2008, 2009), Bakhtin (1997,1999). In this context, what is the role of reading in language practices at the IFBA technical high school? The option for qualitative research of an ethnographic nature was chosen because it is the most viable to achieve the expected objectives, considering the context and the participants as the main protagonists of this study. It was possible to observe that there is still a great need to investigate this theme, as the misunderstandings are still present in the teaching of the mother tongue, even in the face of the numerous existing researches, since the results of Brazil's annual evaluations in national and international exams remain unsatisfactorypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino da língua maternapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subject.otherReadingpt_BR
dc.subject.otherWritingpt_BR
dc.subject.otherLiteracy practicespt_BR
dc.subject.otherTeaching the mother tonguept_BR
dc.subject.otherApplied Linguisticpt_BR
dc.titleA leitura no processo de ensin-aprendizagem da escrita em língua portuguesa no Instituto Federal da Bahia (IFBA).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Messias Nogueira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1960543651311199pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Antonio Messias Nogueira da-
dc.contributor.referee2Santos, Janderson Martins dos-
dc.contributor.referee3Porfirio, Lucielen-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3214368498653187pt_BR
dc.description.resumoLer e escrever são ações que fazem parte do processo da constituição identitária, política e cultural do falante e envolvem diversas práticas sociais, entre elas o letramento. Sendo assim, a pesquisa intitulada A leitura no processo de ensino-aprendizagem da escrita em língua portuguesa no Instituto Federal da Bahia (IFBA) objetiva analisar as contribuições que a leitura traz na busca por soluções de problemas relacionados à atribuição de sentido dos textos orais e escritos dos estudantes do ensino médio técnico do IFBA, matriculados nos cursos de Geologia e Edificações do 1º e 3 º períodos. O subsídio teórico deste estudo foi gerado a partir de diferentes áreas de conhecimento: Linguística Textual, Análise do Discurso e Linguística Aplicada, representadas pelos teóricos: Solé (1998), Koch (1992, 1999, 2008), Pêcheux, Soares (1988), Kleiman (2008, 2016), Antunes (2006, 2008, 2009), Bakhtin (1997,1999), entre outros. Desse modo, refletir sobre o papel da leitura e as práticas de letramento no ensino médio técnico do IFBA é pensar nos sujeitos capazes de interagir com o mundo utilizando a linguagem nas diversas situações de comunicação e prática social. A opção pela pesquisa qualitativa de cunho etnográfico se deu por ser a mais viável para atingir os objetivos esperados, tendo em vista o contexto e os participantes como principais protagonistas da investigação. Sendo o IFBA uma instituição de referência no ensino público de qualidade, as condições impostas para que se atinjam os resultados esperados exigem dos discentes uma postura de sujeitos leitores críticos e ativos, por isso a necessidade de se pesquisar sobre o ensino da língua materna e o papel da leitura nesse ambiente. Mesmo com tantas pesquisas na área de linguagem, é importante refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da língua materna, principalmente no que se refere à leitura e produção textual. Os resultados das avaliações anuais são a justificativa da necessidade de se investigar esta temática, uma vez que permanecem ainda insatisfatórios.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marta_dissertacao.pdfMARTA MENDES DIAS DE JESUS1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.