https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35865
Tipo: | Dissertação |
Título: | Reinterpretando o multiculturalismo para o ensino de ciências |
Título(s) alternativo(s): | Reinterpreting multiculturalism for the teaching of science |
Autor(es): | Araújo, Bárbara Simões Barreto de |
Primeiro Orientador: | Vieira, Fábio Pessoa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vieira, Fábio Pessoa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Eduardo Chagas |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silveira, Paulo Henrique Fernandes |
Resumo: | Uma teoria bastante pensada para o campo educacional com o intuito de valorizar a diversidade é o multiculturalismo. Sob diferentes perspectivas e interpretações, teóricos têm se debruçado para conceituar e aplicá-la. Porém, a crítica à teoria em questão alega que, além de não resolver os problemas a que se propôs, o multiculturalismo teria criado novos problemas, como a formação de guetos isolados em si mesmos. Além disso, as discussões, num viés mais pragmático, acerca de como tornar a sala de aula um local de aprendizagem democrático e plural, ainda não são suficientes. Assim, a partir de uma metodologia teórico-filosófica, a qual busca propor novas teorias ou preencher lacunas existentes entre elas, o objetivo desta pesquisa é propor uma reinterpretação do multiculturalismo para viabilizar a sua realização no ensino de ciências tomando como base uma visão mais pluralista do processo educativo, apresentando um caminho metodológico inspirado na poesia Eu-mulher de Conceição Evaristo para sua realização. Espera-se, com isso, que a proposta se torne fecunda e sirva de inspiração para docentes, não apenas do ensino de ciências, a buscarem caminhos para tornar a sala de aula mais plural e democrática. |
Abstract: | A theory well thought out for the educational field in order to value diversity is multiculturalism. Under different perspectives and interpretations, theorists have focused on conceptualizing and applying it. However, the criticism of the theory in question alleges that, in addition to not solving the problems it proposed, multiculturalism would have created new problems, such as the formation of isolated ghettos in themselves. In addition, discussions, in a more pragmatic way, about how to make the classroom a place of democratic and plural learning, are still not enough. Thus, from a theoreticalphilosophical methodology, which seeks to propose new theories or fill gaps between them, the objective of this research is to propose a reinterpretation of multiculturalism to enable its realization in science teaching based on a more pluralistic view. of the educational process, presenting a methodological path inspired by the poetry Eu-mulher by Conceição Evaristo for its realization. It is hoped, therefore, that the proposal becomes fruitful and serves as an inspiration for teachers, not only in science education, to seek ways to make the classroom more plural and democratic. |
Palavras-chave: | Multiculturalismo Ensino de ciências Pluralismo epistêmico Educação multicultural Diversidade cultural |
CNPq: | Ciências humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35865 |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEFHC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO - BÁRBARA ARAÚJO.pdf | Dissertação de Mestrado - Bárbara Araújo | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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