Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Bárbara Simões Barreto de-
dc.date.accessioned2022-08-15T12:01:26Z-
dc.date.available2022-08-15T12:01:26Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35865-
dc.description.abstractA theory well thought out for the educational field in order to value diversity is multiculturalism. Under different perspectives and interpretations, theorists have focused on conceptualizing and applying it. However, the criticism of the theory in question alleges that, in addition to not solving the problems it proposed, multiculturalism would have created new problems, such as the formation of isolated ghettos in themselves. In addition, discussions, in a more pragmatic way, about how to make the classroom a place of democratic and plural learning, are still not enough. Thus, from a theoreticalphilosophical methodology, which seeks to propose new theories or fill gaps between them, the objective of this research is to propose a reinterpretation of multiculturalism to enable its realization in science teaching based on a more pluralistic view. of the educational process, presenting a methodological path inspired by the poetry Eu-mulher by Conceição Evaristo for its realization. It is hoped, therefore, that the proposal becomes fruitful and serves as an inspiration for teachers, not only in science education, to seek ways to make the classroom more plural and democratic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectPluralismo epistêmicopt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subject.otherMulticulturalismpt_BR
dc.subject.otherscience teachingpt_BR
dc.subject.otherepistemic pluralismpt_BR
dc.titleReinterpretando o multiculturalismo para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeReinterpreting multiculturalism for the teaching of sciencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Fábio Pessoa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4803-1549pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Fábio Pessoa-
dc.contributor.referee2Oliveira, Eduardo Chagas-
dc.contributor.referee3Silveira, Paulo Henrique Fernandes-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0560-1668pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4947173932984134pt_BR
dc.description.resumoUma teoria bastante pensada para o campo educacional com o intuito de valorizar a diversidade é o multiculturalismo. Sob diferentes perspectivas e interpretações, teóricos têm se debruçado para conceituar e aplicá-la. Porém, a crítica à teoria em questão alega que, além de não resolver os problemas a que se propôs, o multiculturalismo teria criado novos problemas, como a formação de guetos isolados em si mesmos. Além disso, as discussões, num viés mais pragmático, acerca de como tornar a sala de aula um local de aprendizagem democrático e plural, ainda não são suficientes. Assim, a partir de uma metodologia teórico-filosófica, a qual busca propor novas teorias ou preencher lacunas existentes entre elas, o objetivo desta pesquisa é propor uma reinterpretação do multiculturalismo para viabilizar a sua realização no ensino de ciências tomando como base uma visão mais pluralista do processo educativo, apresentando um caminho metodológico inspirado na poesia Eu-mulher de Conceição Evaristo para sua realização. Espera-se, com isso, que a proposta se torne fecunda e sirva de inspiração para docentes, não apenas do ensino de ciências, a buscarem caminhos para tornar a sala de aula mais plural e democrática.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - BÁRBARA ARAÚJO.pdfDissertação de Mestrado - Bárbara Araújo1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.