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Tipo: Tese
Título: Educação ambiental crítica e pedagogia histórico-crítica no ensino de química: possibilidades e limites no ensino médio.
Título(s) alternativo(s): Critical Environmental Education and Historical-Critical Pedagogy in Chemistry teaching: possibilities and limits in high school
Autor(es): Santos, Danielle Felix
Primeiro Orientador: Pinheiro, Bárbara Carine Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Bárbara Carine Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Moradillo, Edilson Fortuna de
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Mayara Soares de
metadata.dc.contributor.referee4: Vale, Adriana Aparecida Souza
metadata.dc.contributor.referee5: Peneluc, Magno da Conceição
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar como os estudantes desenvolvem uma consciência ambiental crítica e transformadora, utilizando a Pedagogia Histórico-Crítica como base teórica, e indicando as possibilidades e as limitações de trabalhar essa teoria pedagógica no ensino médio. O desenvolvimento deste estudo seguiu o paradigma direcionador da Teoria Marxista que fornece o aporte para a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), baseada no Materialismo Histórico-Dialético, que se inspira na concepção dialética e na crítica a sociedade capitalista. Para alcançar esse objetivo foi aplicada uma intervenção didática com o tema Cinética Química e o Lixo em uma turma de 16 estudantes do 3º ano do curso técnico em Biocombustíveis integrado ao ensino médio do IFBA. Os dados foram obtidos através dos procedimentos de observação, produção de documentos, gravação das aulas, transcrição dos áudios, seguido da análise documental. A intervenção didática foi delineada seguindo os cinco momentos propostos pela PHC, iniciando a prática social com o tema do lixo, buscou-se identificar qual era o entendimento dos (as) estudantes acerca dos problemas sociais e ambientais, como eles compreendiam o sistema atual de consumo de produtos e descarte do lixo para, em seguida, trabalhar com textos, problematizar e discutir o tema. Durante a instrumentalização, trabalhamos com o conteúdo de Cinética Química e fizemos uma visita ao lixão da cidade de Porto Seguro. Foi perceptível a mudança de postura dos (as) estudantes após esse momento, pela forma como compreenderam a dimensão do problema e pela decisão coletiva de estudar as leis que regem a política de resíduos sólidos e de produzir um documentário sobre os subempregos gerados a partir do lixão de Porto Seguro - BA. Diante dos resultados obtidos, podemos compreender que os (as) estudante, em sua maioria, conseguiram apropriar-se dos conteúdos propostos e caminharam para a finalidade a que se destina esse processo educativo dentro da perspectiva crítica, que é a de emancipação, que visa a transformação de nosso modo de vida, a liberdade para conhecer e gerar cultura tornando-nos autônomos em nossas escolhas. Também ficou evidente que o ambiente educativo propício para o desenvolvimento de uma educação ambiental em seu caráter crítico não se basta dentro dos muros de uma escola. Assim, trazer a realidade de fora da escola para dentro dela é o pressuposto de uma abordagem que tem como meta contribuir para a construção do conhecimento integrado ao mundo em que vivemos. Esta pesquisa também mostrou que o tempo para aplicação da proposta, pode ser um fator limitante e apontou para necessidade de repensar sobre o currículo no sentido de problematizar o que realmente deve ser ensinado na escola e sobre quais são os conteúdos prioritários. Dentre as possibilidades, este estudo indicou a necessidade de se trabalhar no campo da interdisciplinaridade, tendo em vista, a complexidade da questão ambiental, o seu caráter crítico, político, contínuo e permanente e, para tanto, apontamos para a necessidade de investir em cursos de formação de professores em Educação Ambiental Crítica.
Abstract: The present research sought to investigate how students develop a critical and transformative environmental consciousness, using Historical-Critical Pedagogy as a theoretical basis, and indicating the possibilities and limitations of working this pedagogical theory in high school. The development of this study followed the guiding paradigm of Marxist Theory that provides the contribution to Historical-Critical Pedagogy (PHC), based on Historical-Dialectical Materialism, which is inspired by the dialectical conception and in the critique of capitalist society. To achieve this objective, a didactic intervention was applied with the theme Chemical Kinetics and Waste in a class of 16 students from the 3rd year of the technical course in Biofuels integrated into the IFBA high school. Data were obtained through observation procedures, production of documents, recording of classes, transcription of audios, followed by document analysis. The didactic intervention was designed following the five moments proposed by the PHC, starting the social practice with the theme of waste, it was sought to identify what was the understanding of the students about social and environmental problems, how they understood the current system of consumption of products and waste discard to then work with texts, problematize and discuss the theme. During the instrumentation, we worked with the Chemical Kinetics content and made a visit to the landfill site in the city of Porto Seguro. The change in attitude of the students after that moment was noticeable, due to the way they understood the dimension of the problem and the collective decision to study the laws that govern the solid waste politics and to produce a documentary about the underemployment generated from the landfill site in Porto Seguro - State of Bahia. In view of the results obtained, we can understand that the students, for the most part, managed to appropriate the proposed contents and walked towards the purpose for which this educational process is intended within the critical perspective, which is that of emancipation, which aims to the transformation of our way of life, the freedom to know and generate culture, making us autonomous in our choices. It was also evident that the educational environment conducive to the development of an environmental education in its critical character is not enough within the walls of a school. Thus, bringing reality from outside the school into it is the presupposition of an approach that aims to contribute to the construction of knowledge integrated to the world in which we live. This research also showed that the time for application of the proposal can be a limiting factor and pointed to the need to rethink about the curriculum in order to problematize what really should be taught at school and what are the priority contents. Among the possibilities, this study indicated the need to work in the field of interdisciplinarity, in view of the complexity of the environmental issue, its critical, political, continuous and permanent character and, for that, we point to the need to invest in courses of teacher training in Critical Environmental Education.
Palavras-chave: Materialismo dialético
Materialismo histórico
Ensino de Ciências
Resíduos sólidos
Cinética Química
Pedagogia crítica
Educação ambiental
Ciências - Estudo e ensino (Ensino médio)
CNPq: Ciências humanas
Ciências exatas e da terra
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Citação: ABNT
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35855
Data do documento: 13-Jul-2022
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