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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Da formação à prática: uma reflexão sobre o currículo do curso de Pedagogia da UFBA acerca da educação de surdos
metadata.dc.creator: Jesus, Emmanuel Sacrameto de
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Regiane da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Regiane da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Ogasawara, Jenifer Satie Vaz
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Verônica Gomes
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o processo formativo dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, no que cerne à educação de surdos. A partir do objetivo geral: analisar o currículo formativo do curso de Pedagogia da UFBA no que se refere à formação para atuar na educação de pessoas surdas a partir da percepção dos graduandos. Conceitua-se a surdez, traçando o contexto histórico e político da educação de surdos, mencionando os marcos e transformações respaldadas pelas políticas públicas para a educação de surdos. Ao conceituar e discutir currículo, realiza-se uma análise reflexiva do currículo do curso de Pedagogia da UFBA. A pesquisa consiste em um estudo de caso, de caráter qualitativo, tendo como objeto de pesquisa, o currículo do curso de Pedagogia da UFBA, referente à educação de pessoas surdas, sendo realizada através de um questionário virtual de perguntas objetivas e subjetivas, enviado aos estudantes e recém egressos do curso. A partir das respostas obtidas foi possível compreender que o curso de pedagogia da UFBA não tem sido eficiente no preparado dos futuros professores para atuar na educação dos surdos.
Abstract: The present final paper has as its theme the formative process of Pedagogy students at the Federal University of Bahia, with regard to the education of deaf people. Starting from the general objective: to analyze the curriculum of the Pedagogy course at UFBA with regard to training to work in the education of deaf people from the perception of the deaf people from the perception of undergraduates. Deafness is conceptualized, tracing the historical and political context of deaf education, mentioning the milestones and transformations supported by public policies for deaf education. deaf. On conceptualizing and discussing curriculum, it is carried out a reflective analysis of the curriculum of the Pedagogy course at UFBA. The research consists of a case study , of a qualitative nature, having as research object, the curriculum of the course of Pedagogy of Pedagogy course from UFBA, referring to the education of deaf people, being held through a virtual questionnaire of objective and subjective questions, sent to students and recent graduates of the course. From the responses obtained it was possible understand that the course of pedagogy at UFBA has not been efficient in prepared future teachers to work in deaf education.
Keywords: Educação de surdos
Currículo
Formação
Pedagogia
UFBA
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
Educação especial
Curriculos específicos para níveis e tipos de educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35813
Issue Date: 6-Jul-2022
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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