Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Emmanuel Sacrameto de-
dc.date.accessioned2022-08-10T12:27:32Z-
dc.date.available2022-08-10T12:27:32Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35813-
dc.description.abstractThe present final paper has as its theme the formative process of Pedagogy students at the Federal University of Bahia, with regard to the education of deaf people. Starting from the general objective: to analyze the curriculum of the Pedagogy course at UFBA with regard to training to work in the education of deaf people from the perception of the deaf people from the perception of undergraduates. Deafness is conceptualized, tracing the historical and political context of deaf education, mentioning the milestones and transformations supported by public policies for deaf education. deaf. On conceptualizing and discussing curriculum, it is carried out a reflective analysis of the curriculum of the Pedagogy course at UFBA. The research consists of a case study , of a qualitative nature, having as research object, the curriculum of the course of Pedagogy of Pedagogy course from UFBA, referring to the education of deaf people, being held through a virtual questionnaire of objective and subjective questions, sent to students and recent graduates of the course. From the responses obtained it was possible understand that the course of pedagogy at UFBA has not been efficient in prepared future teachers to work in deaf education.pt_BR
dc.description.sponsorshipOUTRASpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectUFBApt_BR
dc.subject.otherEducation of the deafpt_BR
dc.subject.otherCurriculumpt_BR
dc.subject.otherFormationpt_BR
dc.subject.otherPedagogypt_BR
dc.subject.otherUFBApt_BR
dc.titleDa formação à prática: uma reflexão sobre o currículo do curso de Pedagogia da UFBA acerca da educação de surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.subject.cnpqCurriculos específicos para níveis e tipos de educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Regiane da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0697461091949522pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Regiane da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0697461091949522pt_BR
dc.contributor.referee2Ogasawara, Jenifer Satie Vaz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8657310009638974pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Verônica Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3891246054093390pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6066359922033787pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o processo formativo dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, no que cerne à educação de surdos. A partir do objetivo geral: analisar o currículo formativo do curso de Pedagogia da UFBA no que se refere à formação para atuar na educação de pessoas surdas a partir da percepção dos graduandos. Conceitua-se a surdez, traçando o contexto histórico e político da educação de surdos, mencionando os marcos e transformações respaldadas pelas políticas públicas para a educação de surdos. Ao conceituar e discutir currículo, realiza-se uma análise reflexiva do currículo do curso de Pedagogia da UFBA. A pesquisa consiste em um estudo de caso, de caráter qualitativo, tendo como objeto de pesquisa, o currículo do curso de Pedagogia da UFBA, referente à educação de pessoas surdas, sendo realizada através de um questionário virtual de perguntas objetivas e subjetivas, enviado aos estudantes e recém egressos do curso. A partir das respostas obtidas foi possível compreender que o curso de pedagogia da UFBA não tem sido eficiente no preparado dos futuros professores para atuar na educação dos surdos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.