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Tipo: Dissertação
Título: Identidade camponesa em atividades matemáticas para escolas do campo
Autor(es): Barbosa, Jonhnatan dos Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, Andréia Maria Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Iranete Maria da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Resumo: A presente pesquisa teve como tema central a identidade camponesa em atividades de livros didáticos específicos para escolas do campo. A questão norteadora do estudo foi: Como as atividades matemáticas presentes em livros didáticos do Programa PNLD Campo, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, abordam a identidade camponesa? O relatório de pesquisa foi organizado no formato coleção de artigos, apresentando três artigos, orientados por três objetivos: compreender como as pesquisas abordam o Programa Nacional do Livro Didático do Campo e a relação com os princípios da Educação do Campo; apresentar uma compreensão do conceito de identidade camponesa, baseando-nos nos marcos regulatórios da Educação do Campo; discutir as possibilidades de diálogo com a identidade camponesa em atividades matemáticas presentes em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para as escolas do campo. Utilizamos uma abordagem qualitativa e análise de documentos, tendo como foco os livros didáticos para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. Os conceitos usados na pesquisa foram identidade, abordado por Stuart Hall, e diálogo com base na Educação Matemática Crítica. Os resultados apontaram para preocupações voltadas a questões mais complexas que envolvem a relação entre o livro didático e o contexto do campo, que podem passar despercebidas pelos critérios de escolha dos livros didáticos nos guias e editais. A existência de quatro aspectos da identidade camponesa, que independente das particularidades de cada comunidade, podem ser considerados parte dos sujeitos de todo território, sendo: Agricultura Familiar, Agroecologia, Tradições/Mística, Organizações Sociais, levando a considerar que a identidade camponesa se constitui por meio da cultura partilhada e da identidade cultural histórica. A coleção de livros didáticos analisada apresenta poucas atividades que fazem referência aos aspectos da identidade camponesa, mas a depender da maneira como professores realizam a atividade, pode possibilitar o diálogo entre a identidade camponesa e os conteúdos matemáticos, por meio de investigações relacionadas ao contexto de vida de estudantes. Como implicações desta pesquisa, destacamos a necessidade de manutenção e aperfeiçoamento das coleções, tendo em vista proporcionar com maior frequência o diálogo entre os conteúdos matemáticos e a identidade camponesa.
Abstract: The present research had as its central theme the peasant identity in specific textbook activities for rural schools. The guiding question of the study was: How do the mathematical activities present in textbooks of the PNLD Campo Program, for the early years of Elementary School, address peasant identity? The research report is organized in a collection of articles format, presenting three articles, guided by three objectives: to understand how the research approaches the National Program for the Textbook of the Countryside and the relationship with the principles of Countryside Education; to present an understanding of the concept of peasant identity, based on the regulatory frameworks of Rural Education; to discuss the possibilities of dialogue with peasant identity in mathematical activities present in textbooks from the early years of elementary school for rural schools. We used a qualitative approach and document analysis, focusing on textbooks for teaching mathematics in the early years of elementary school in rural schools. The concepts used in the research were the identity, approached by Stuart Hall, and the dialogue based on Critical Mathematics Education. The results pointed to concerns focused on more complex issues involving the relationship between the textbook and the field context, which may go unnoticed by the criteria for choosing textbooks in guides and public notices. The existence of four aspects of peasant identity, which, regardless of the particularities of each community, can be considered part of the subjects of the entire territory, namely: Family Agriculture, Agroecology, Traditions/Mystique, Social Organizations, leading to consider what peasant identity constitutes if through shared culture and historical cultural identity. The collection of textbooks analyzed has few activities that refer to aspects of peasant identity but depending on the way in which teachers carry out the activity, it may enable a dialogue between peasant identity and mathematical content, through investigations related to the context of student life. As implications of this research, we highlight the need to maintain and improve the collections, with a view to providing more frequent dialogue between mathematical content and peasant identity.
Palavras-chave: Educação do Campo
Identidade Camponesa
Identidade cultural
Matemática (Ensino fundamental)
Livros didáticos
Diálogo em atividades matemáticas
Livro didático para escolas do campo
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35777
Data do documento: 20-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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