Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Jonhnatan dos Santos-
dc.date.accessioned2022-08-02T12:29:24Z-
dc.date.available2022-08-02T12:29:24Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35777-
dc.description.abstractThe present research had as its central theme the peasant identity in specific textbook activities for rural schools. The guiding question of the study was: How do the mathematical activities present in textbooks of the PNLD Campo Program, for the early years of Elementary School, address peasant identity? The research report is organized in a collection of articles format, presenting three articles, guided by three objectives: to understand how the research approaches the National Program for the Textbook of the Countryside and the relationship with the principles of Countryside Education; to present an understanding of the concept of peasant identity, based on the regulatory frameworks of Rural Education; to discuss the possibilities of dialogue with peasant identity in mathematical activities present in textbooks from the early years of elementary school for rural schools. We used a qualitative approach and document analysis, focusing on textbooks for teaching mathematics in the early years of elementary school in rural schools. The concepts used in the research were the identity, approached by Stuart Hall, and the dialogue based on Critical Mathematics Education. The results pointed to concerns focused on more complex issues involving the relationship between the textbook and the field context, which may go unnoticed by the criteria for choosing textbooks in guides and public notices. The existence of four aspects of peasant identity, which, regardless of the particularities of each community, can be considered part of the subjects of the entire territory, namely: Family Agriculture, Agroecology, Traditions/Mystique, Social Organizations, leading to consider what peasant identity constitutes if through shared culture and historical cultural identity. The collection of textbooks analyzed has few activities that refer to aspects of peasant identity but depending on the way in which teachers carry out the activity, it may enable a dialogue between peasant identity and mathematical content, through investigations related to the context of student life. As implications of this research, we highlight the need to maintain and improve the collections, with a view to providing more frequent dialogue between mathematical content and peasant identity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectIdentidade Camponesapt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDiálogo em atividades matemáticaspt_BR
dc.subjectLivro didático para escolas do campopt_BR
dc.subject.otherField Educationpt_BR
dc.subject.otherPeasant identitypt_BR
dc.subject.otherDialogue in math activitiespt_BR
dc.subject.otherTextbook for rural schoolspt_BR
dc.titleIdentidade camponesa em atividades matemáticas para escolas do campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Andréia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee1Lima, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.referee2Grilo, Jaqueline de Souza Pereira-
dc.contributor.referee3Oliveira, Andréia Maria Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7573804544291555pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como tema central a identidade camponesa em atividades de livros didáticos específicos para escolas do campo. A questão norteadora do estudo foi: Como as atividades matemáticas presentes em livros didáticos do Programa PNLD Campo, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, abordam a identidade camponesa? O relatório de pesquisa foi organizado no formato coleção de artigos, apresentando três artigos, orientados por três objetivos: compreender como as pesquisas abordam o Programa Nacional do Livro Didático do Campo e a relação com os princípios da Educação do Campo; apresentar uma compreensão do conceito de identidade camponesa, baseando-nos nos marcos regulatórios da Educação do Campo; discutir as possibilidades de diálogo com a identidade camponesa em atividades matemáticas presentes em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para as escolas do campo. Utilizamos uma abordagem qualitativa e análise de documentos, tendo como foco os livros didáticos para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do campo. Os conceitos usados na pesquisa foram identidade, abordado por Stuart Hall, e diálogo com base na Educação Matemática Crítica. Os resultados apontaram para preocupações voltadas a questões mais complexas que envolvem a relação entre o livro didático e o contexto do campo, que podem passar despercebidas pelos critérios de escolha dos livros didáticos nos guias e editais. A existência de quatro aspectos da identidade camponesa, que independente das particularidades de cada comunidade, podem ser considerados parte dos sujeitos de todo território, sendo: Agricultura Familiar, Agroecologia, Tradições/Mística, Organizações Sociais, levando a considerar que a identidade camponesa se constitui por meio da cultura partilhada e da identidade cultural histórica. A coleção de livros didáticos analisada apresenta poucas atividades que fazem referência aos aspectos da identidade camponesa, mas a depender da maneira como professores realizam a atividade, pode possibilitar o diálogo entre a identidade camponesa e os conteúdos matemáticos, por meio de investigações relacionadas ao contexto de vida de estudantes. Como implicações desta pesquisa, destacamos a necessidade de manutenção e aperfeiçoamento das coleções, tendo em vista proporcionar com maior frequência o diálogo entre os conteúdos matemáticos e a identidade camponesa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta com ficha catalo.pdfDissertação1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.