Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35726
Tipo: Tese
Título: Árvore velha, raízes profundas e os frutos? As ciências da natureza e matemática no novo ensino médio à luz da pedagogia histórico-crítica
Título(s) alternativo(s): Old tree, deep roots and the fruits? The natural sciences and mathematics in the new high school in the light of historical-critical pedagogy
Autor(es): Lima, Erika Aparecida de Paula Silva
Primeiro Orientador: Pinheiro, Bárbara Carine Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Ana Maria Dantas
metadata.dc.contributor.referee2: Penha, Abraão Felix
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Erivanildo Lopes
metadata.dc.contributor.referee4: Messeder Neto, Hélio da Silva
metadata.dc.contributor.referee5: Pinheiro, Bárbara Carine Soares
Resumo: O presente trabalho propõe-se a apresentar uma análise crítica do Novo Ensino Médio nas questões concernentes a Ciência da Natureza e Matemática. A luz da Pedagogia HistóricoCrítica, desenvolvemos essa pesquisa de acordo com os fundamentos filosóficos do materialismo histórico-dialético. Consideramos a abordagem histórico-crítica para a educação como uma lente teórica importantíssima para nossa compreensão das questões mercantis, neoliberais e reducionistas da criação do Novo Ensino Médio e seus desdobramentos. Nos detemos como recorte de pesquisa nas 10 Competências Gerais da BNCC e as especificidades das competências das Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias. A pesquisa foi estruturada para responder o objetivo central da Tese: Fazer uma análise crítico dialética das 3 competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no quesito Ciências da Natureza e das 5 competências de Matemática e suas tecnologias em consonância com as 10 competências gerais da BNCC do Ensino Médio e para isso o caminho metodológico escolhido foi a pesquisa documental. Fizemos um denso percurso histórico analisando as Legislações, Pareceres, PNE, Diretrizes de Políticas Curriculares e Documentos que foram sancionados para normatização do Ensino Médio no Brasil e os encaminhamentos da Reforma do mesmo. Essa investigação documental alicerçou-se na metodologia fundada no materialismo histórico-dialético sob a concepção da Pedagogia Histórico-Crítica e suas abordagens sobre a importância do conhecimento para a libertação do ser histórico social. Este processo de intepretação da realidade gerou meta textos analíticos que estão compondo os contextos interpretativos das 3 competências propostas pela BNCC em Ciências da Natureza e das 5 Competências de Matemática e suas tecnologias. Compreendemos que a pedagogia histórico-crítica não dá à educação o poder de transformação social direta, por isso ela é mediadora e não redentora das mazelas da sociedade, não possuindo uma operacionalidade autônoma e independente das estruturas sociais. Evidenciamos na pesquisa que a educação deve se comprometer com a elevação da consciência como parte fundamental da transformação social e apesar de falácias de renovação há muitos pontos controversos, antigos desde a LDB 5692/71 que voltaram à tona. Isto, especialmente na flexibilidade, autonomia e pedagogia das competências. Um dos pontos mais controversos dessa reforma diz respeito à organização curricular e itinerários formativos, atendendo os órgãos de controle e aferição de resultados. Temos em voga uma educação simplificada a um processo de treinamento e aligeiramento de formação para atender a estruturação do capital. Há pouco comprometimento com a efetivação e intencionalidade do ato educativo. A arvore é velha, as raízes profundas e os frutos gerados pelo NEM parecem grandes, viçosos, mas foram amadurecidos com carbureto em 52 dias de um Governo ilegítimo e alguns se tornaram amargos. Mas, ainda há tempo de tirarmos as ervas daninhas da velha e linda árvore!
Abstract: The present work proposes to present a critical analysis of the New High School in matters concerning Natural Science and Mathematics. In the light of Historical-Critical Pedagogy, we developed this research according to the philosophical foundations of historical-dialectical materialism. We consider the historical-critical approach to education as a very important theoretical lens for our understanding of the mercantile, neoliberal and reductionist issues of the creation of the New High School and its consequences. We focus as a research cut on the 10 General Competencies of the BNCC and the specificities of the competencies of Natural Sciences and Mathematics and their technologies. The research was structured to respond to central objective of the research, make a dialectical critical analysis of the 3 competencies of (BNCC) in the question Of Nature Sciences and the 5 competencies of Mathematics and its technologies in line with the 10 general competencies of the BNCC of High School for which the methodological path chosen was documental research. We made a dense historical journey analyzing the Legislations, Opinions, PNE, Curricular Policy Guidelines and Documents that were sanctioned for the regulation of High School in Brazil and the referrals of the Reform of the same. This documental investigation was based on the methodology founded on historical-dialectical materialism under the conception of Historical-Critical Pedagogy and its approaches to the importance of knowledge for the liberation of the historicalsocial being. This process of interpretation of reality generated meta-analytic texts that are composing the interpretative contexts of the 3 competences proposed by the BNCC in Natural Sciences and of the 5 Competencies of Mathematics and its technologies. We understand that historical-critical pedagogy does not give education the power of direct social transformation, so it is a mediator and not a redeemer of the ills of society, not having an autonomous and independent operation of social structures. We evidenced in the research that education must be committed to raising consciousness as a fundamental part of social transformation and despite fallacies of renewal there are many controversial points, old since LDB 5692/71 that have come back to the fore. This, especially in flexibility, autonomy and pedagogy of competences. One of the most controversial points of this reform concerns the curricular organization and training itineraries, serving the control and measurement bodies of results. We have in vogue a simplified education with a process of training and lightening of formation to attend the structuring of the capital. There is little commitment to the effectiveness and intentionality of the educational act. The tree is old, the roots are deep and the fruits generated by the NEM look big, lush, but they were ripened with carbide in 52 days of an illegitimate government and some became bitter. But, there is still time to weed the beautiful old tree!
Palavras-chave: Ensino médio
Reforma do ensino
Ciências naturais- Estudo e ensino (Ensino médio)
Estado e ensino
Matemática (Ensino médio)
Medidas provisórias
Pedagogia crítica
Materialismo histórico
Brasil [Lei n. 13.415, de 16 e fevereiro de 2017].
Pedagogia Histórico-Crítica.
CNPq: Ciências exatas da terra
Ciências Biológicas
Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35726
Data do documento: 20-Abr-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE ERIKA APARECIDA DE P S LIMA (1).pdfO presente trabalho propõe-se a apresentar uma análise crítica do Novo Ensino Médio nas questões concernentes a Ciência da Natureza e Matemática. A luz da Pedagogia Histórico - Crítica, desenvolvemos essa pesquisa de acordo com os fundamentos filosóficos do materialismo histórico-dialético.2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.