https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35614
Tipo: | Tese |
Título: | Toda ginástica tem seus encantos e recantos: a práxis da ginástica em academia entre 1975 a 1988 na cidade de Salvador. |
Autor(es): | Flores, Amanda Azevedo |
Primeiro Orientador: | Rocha Junior, Coriolano Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Abrahão, Bruno Otávio de Lacerda |
metadata.dc.contributor.referee2: | Campos, Hélio José Bastos Carneiro |
metadata.dc.contributor.referee3: | Neto, Álvaro Rego Millen |
metadata.dc.contributor.referee4: | Assis, Rodrigo Amancio de |
metadata.dc.contributor.referee5: | Rocha Junior, Coriolano Pereira da |
Resumo: | Sabe-se que a ginástica é vivenciada a partir de múltiplos objetivos, execuções e espaços sociais, abrangendo assim várias modalidades. Sendo uma das práticas corporais de maior tempo de experimentação no mundo, é essencial o entendimento de sua história e atuação profissional. Deste modo, esta pesquisa tem como intuito compreender a práxis da ginástica em academia em Salvador de 1975 a 1988. O estudo se baseia em uma pesquisa histórica, fundamentada na história oral, utilizando de entrevistas, fontes bibliográficas, documentos oficiais e não oficiais. Pode-se afirmar que a formação precursora no estado, a Universidade Católica de Salvador, desenvolveu sua base a partir dos conhecimentos nos métodos ginásticos europeus. Assim, os profissionais iniciaram suas ações de forma autônoma, sistematizando seus métodos de intervenção para essa prática. O Método Cooper nos de 1970 e a ginástica aeróbica na década de 1980 fortalecem e norteiam as ações em um modelo massificado. Agregando o fenômeno norte-americano as diversas manifestações da ginástica no período, a ginástica em academia passa a ser uma oportunidade de trabalho na cidade e abre portas para esses profissionais, embasando assim uma geração que marcou o progresso dessa prática na cidade de Salvador. Frente ao exposto entende-se que a práxis da ginástica em academia é consolidada na cidade de Salvador e que essa ginástica permeia por caminhos não estabelecidos que carecem em novos olhares que considerem intergralmente as perspectivas da ginástica em academia. |
Abstract: | It is well known that gymnastics is experienced from multiple objectives, executions, and social spaces, thus encompassing several modalities. As one of the most experienced body practices in the world, through the course of time, it is essential to understand its history and professional performance. Therefore, this research aims to understand the praxis of gymnastics in Salvador from 1975 to 1988. The study is based on a historical research, founded through orality by using interviews, bibliographic sources, official and unofficial documents. It can be affirmed that the precursor formation in the state, the Catholic University of Salvador, developed its base from the knowledge in European gymnastics methods. Thus, the professionals started their actions in an autonomous way, systematizing their methods of intervention for this practice. The Cooper Method in the 1970's and aerobic gymnastics in the 1980's strengthened and guided the actions in a mass model. Adding the North American phenomenon to its various manifestations in the period, gymnastics in gyms became an opportunity to work in the city and opened doors for these professionals, thus grounding a generation that marked the progress of this practice in the city of Salvador. In light of the above, it is understood that the praxis of gymnastics in gyms is consolidated in the city of Salvador and that it permeates through non-established paths that need new looks that consider the perspectives of gymnastics in gyms in their entirety. |
Palavras-chave: | Formação de professores Ginástica em Academia História Oral Academias de ginástica - Salvador Exercícios Físicos Ginástica Professores de educação física - Formação |
CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35614 |
Data do documento: | 17-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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