Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35549
metadata.dc.type: Dissertação
Título : E-marketplace colaborativo para suporte a comercialização de café especial
metadata.dc.creator: Paes, Ana Carolina Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Sampaio, Maria Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Maria Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Sampaio, Leobino Nascimento
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Sergio Ricardo Goes
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa propõe um e-marketplace colaborativo para comercialização de café especial em grão cru beneficiado produzidos no município de Barra do Choça/BA. A proposta apresentada, representa uma aproximação entre os conceitos de e-marketplace e rede de colaboração, estando estes integrados através do sistema de reputação. Para tal, levantou os principais critérios de diferenciação do café como “especial” e os fatores que possibilitam alcançar tal diferenciação. Buscou-se, também, verificar o conhecimento dos cafeicultores acerca de tais critérios e fatores; as dificuldades destes no mercado de café e o interesse e disponibilidade para o uso de um e-marketplace para atualização, compartilhamento de experiências e comercialização do seu produto. Em termos teóricos, a pesquisa colabora para o aprofundamento do entendimento das temáticas utilizadas, a saber: E-marketplace, Web 2.0, Rede de Colaboração e Sistema de Reputação.
Resumen : This project aims to propose a collaborative e-marketplace focused on the commercialization of special coffee, in processed raw beans, produced in the municipality of Barra do Choça / BA. The proposal presented in this document represents an approximation between the concepts of e-marketplace and collaboration network, which are integrated through the reputation system. Therefore, it raised the main criteria for differentiating coffee as “special” and the factors that make it possible to achieve such differentiation. It also verified the knowledge of coffee growers about such criteria and factors; the difficulties of these in the coffee market and the interest and availability to use an e-marketplace to update, share experiences and commercialize their product. In theoretical terms, the research collaborates to understand the following themes: E-marketplace, Collaboration Network, Web 2.0, and Reputation System.
Palabras clave : Café especial
E-marketplace
Redes de colaboração
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35549
Fecha de publicación : 6-ene-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação de Mestrado.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.