Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35549
Tipo: Dissertação
Título: E-marketplace colaborativo para suporte a comercialização de café especial
Autor(es): Paes, Ana Carolina Gonçalves
Primeiro Orientador: Sampaio, Maria Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Maria Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Sampaio, Leobino Nascimento
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Sergio Ricardo Goes
Resumo: Essa pesquisa propõe um e-marketplace colaborativo para comercialização de café especial em grão cru beneficiado produzidos no município de Barra do Choça/BA. A proposta apresentada, representa uma aproximação entre os conceitos de e-marketplace e rede de colaboração, estando estes integrados através do sistema de reputação. Para tal, levantou os principais critérios de diferenciação do café como “especial” e os fatores que possibilitam alcançar tal diferenciação. Buscou-se, também, verificar o conhecimento dos cafeicultores acerca de tais critérios e fatores; as dificuldades destes no mercado de café e o interesse e disponibilidade para o uso de um e-marketplace para atualização, compartilhamento de experiências e comercialização do seu produto. Em termos teóricos, a pesquisa colabora para o aprofundamento do entendimento das temáticas utilizadas, a saber: E-marketplace, Web 2.0, Rede de Colaboração e Sistema de Reputação.
Abstract: This project aims to propose a collaborative e-marketplace focused on the commercialization of special coffee, in processed raw beans, produced in the municipality of Barra do Choça / BA. The proposal presented in this document represents an approximation between the concepts of e-marketplace and collaboration network, which are integrated through the reputation system. Therefore, it raised the main criteria for differentiating coffee as “special” and the factors that make it possible to achieve such differentiation. It also verified the knowledge of coffee growers about such criteria and factors; the difficulties of these in the coffee market and the interest and availability to use an e-marketplace to update, share experiences and commercialize their product. In theoretical terms, the research collaborates to understand the following themes: E-marketplace, Collaboration Network, Web 2.0, and Reputation System.
Palavras-chave: Café especial
E-marketplace
Redes de colaboração
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35549
Data do documento: 6-Jan-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.