Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35317
metadata.dc.type: Tese
Title: Formação, adoecimento e cura: a experiência discente na pós-graduação stricto sensu na UFBA
Other Titles: Formation, illness and cure: the student experience in stricto sensu graduate studies in Education at UFBA
metadata.dc.creator: Cemin, Michele
metadata.dc.contributor.advisor1: Macedo, Roberto Sidnei Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Sá, Silvia Michele Lopes Macedo de
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Joaquim Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Herbert Gomes da
metadata.dc.contributor.referee4: Fontes, Isaura Santana
metadata.dc.contributor.referee5: Guerra, Denise Moura de Jesus
metadata.dc.description.resumo: A presente Tese tem como objetivo analisar o conjunto “formação, adoecimento e cura” de discentes na pós-graduação stricto sensu na UFBA. Utilizou-se para o estudo a pesquisa de cunho qualitativo com viés na Etnopesquisa Implicada, com foco nos estudos experienciais e (auto)biográficos da autora e dos atores sociais participantes. Para a análise dos relatos e escritos, optou-se pela “escuta sensível” (BARBIER,1990) através de entrevistas e questionários. Além disso, se propôs a escrita de cartas para a revelação do fenômeno através da palavra escrita. Essas análises dos relatatos e escritos dos atores sociais, baseou-se na Hermenêutica com foco na “análise das compreensões”. Participaram do estudo, discentes que já finalizaram suas pesquisas ou ainda estavam com o seus estudos em andamento entre mestres/mestrandos, doutores/doutorandos. O estudo do fenômeno do adoecimento e da cura, no âmbito da formação na pósgraduação stricto sensu, revelou a complexidade da formação devido a um sitema “enxarcado” de burocracias e processos impostos, criando um “efeito cascata” de exigências extremas que levam ao adoecimento dos discentes além dos demais envolvidos com a pós-graduação. A cura, cada um encontra de uma forma, mas a Ciência sendo beneficida através das pesquisas científicas é revelada como uma forma de cura pelos atores sociais. Revelou-se, ao final do estudo, que são necessários diálogos neste sentido, para que as pesquisas científicas realizadas em nossos Programas de Pós-graduação possam contribuir de forma significativa e, principalmente, que não afete a saúde dos atores que fazem parte do processo, para o crescimento da Ciência no país.
Abstract: The purpose of this thesis was to analyze the set "formation, illness and cure" of students in the stricto sensu graduate course at UFBA. Qualitative research with bias in Implicated Ethnopesearch was used for the study, focusing on experiential and (auto) biographical studies by the author and participating social actors. For the analysis of the reports and writings, we opted for “sensitive listening” (BARBIER, 1990) through interviews and questionnaires. In addition, it was proposed to write letters to reveal the phenomenon through the written word. These analyzes of the reports and writings of the social actors, were based on Hermeneutics with a focus on “analysis of understandings”. Participated in the study, students who have already completed their research or were still with their studies in progress between masters / masters, doctors / doctoral students. The study of the phenomenon of illness and healing in the context of post-graduate training stricto sensu, revealed the complexity of training due to a system "swamped" with bureaucracies and imposed processes, creating a "cascade effect" of extreme demands that lead to illness of the students in addition to the others involved with graduate school. The cure, each one finds in a way, but the Science being benefited through scientific research is revealed with a form of cure by the social actors. It was revealed at the end of the study that dialogues are needed in this sense, so that the scientific research carried out in our Postgraduate Programs can contribute significantly and, mainly, that it does not affect the health of the actors that are part of the process, for the growth of Science in the country.
Keywords: Pós-graduação stricto sensu.
Formação
Adoecimento
Cura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35317
Issue Date: 28-Jan-2021
Appears in Collections:Tese (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Michele Cemin.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.