Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCemin, Michele-
dc.date.accessioned2022-05-23T18:41:13Z-
dc.date.available2022-05-23T18:41:13Z-
dc.date.issued2021-01-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35317-
dc.description.abstractThe purpose of this thesis was to analyze the set "formation, illness and cure" of students in the stricto sensu graduate course at UFBA. Qualitative research with bias in Implicated Ethnopesearch was used for the study, focusing on experiential and (auto) biographical studies by the author and participating social actors. For the analysis of the reports and writings, we opted for “sensitive listening” (BARBIER, 1990) through interviews and questionnaires. In addition, it was proposed to write letters to reveal the phenomenon through the written word. These analyzes of the reports and writings of the social actors, were based on Hermeneutics with a focus on “analysis of understandings”. Participated in the study, students who have already completed their research or were still with their studies in progress between masters / masters, doctors / doctoral students. The study of the phenomenon of illness and healing in the context of post-graduate training stricto sensu, revealed the complexity of training due to a system "swamped" with bureaucracies and imposed processes, creating a "cascade effect" of extreme demands that lead to illness of the students in addition to the others involved with graduate school. The cure, each one finds in a way, but the Science being benefited through scientific research is revealed with a form of cure by the social actors. It was revealed at the end of the study that dialogues are needed in this sense, so that the scientific research carried out in our Postgraduate Programs can contribute significantly and, mainly, that it does not affect the health of the actors that are part of the process, for the growth of Science in the country.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectPós-graduação stricto sensu.pt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAdoecimentopt_BR
dc.subjectCurapt_BR
dc.subject.otherStricto sensu post-graduationpt_BR
dc.subject.otherFormationpt_BR
dc.subject.otherIllnesspt_BR
dc.subject.otherCurept_BR
dc.titleFormação, adoecimento e cura: a experiência discente na pós-graduação stricto sensu na UFBApt_BR
dc.title.alternativeFormation, illness and cure: the student experience in stricto sensu graduate studies in Education at UFBApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Macedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548303459275924pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Silvia Michele Lopes Macedo de-
dc.contributor.referee2Barbosa, Joaquim Gonçalves-
dc.contributor.referee3Silva, Herbert Gomes da-
dc.contributor.referee4Fontes, Isaura Santana-
dc.contributor.referee5Guerra, Denise Moura de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0448290293257977pt_BR
dc.description.resumoA presente Tese tem como objetivo analisar o conjunto “formação, adoecimento e cura” de discentes na pós-graduação stricto sensu na UFBA. Utilizou-se para o estudo a pesquisa de cunho qualitativo com viés na Etnopesquisa Implicada, com foco nos estudos experienciais e (auto)biográficos da autora e dos atores sociais participantes. Para a análise dos relatos e escritos, optou-se pela “escuta sensível” (BARBIER,1990) através de entrevistas e questionários. Além disso, se propôs a escrita de cartas para a revelação do fenômeno através da palavra escrita. Essas análises dos relatatos e escritos dos atores sociais, baseou-se na Hermenêutica com foco na “análise das compreensões”. Participaram do estudo, discentes que já finalizaram suas pesquisas ou ainda estavam com o seus estudos em andamento entre mestres/mestrandos, doutores/doutorandos. O estudo do fenômeno do adoecimento e da cura, no âmbito da formação na pósgraduação stricto sensu, revelou a complexidade da formação devido a um sitema “enxarcado” de burocracias e processos impostos, criando um “efeito cascata” de exigências extremas que levam ao adoecimento dos discentes além dos demais envolvidos com a pós-graduação. A cura, cada um encontra de uma forma, mas a Ciência sendo beneficida através das pesquisas científicas é revelada como uma forma de cura pelos atores sociais. Revelou-se, ao final do estudo, que são necessários diálogos neste sentido, para que as pesquisas científicas realizadas em nossos Programas de Pós-graduação possam contribuir de forma significativa e, principalmente, que não afete a saúde dos atores que fazem parte do processo, para o crescimento da Ciência no país.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Michele Cemin.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.