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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Políticas de inclusão para o acesso e permanência da pessoa surda na educação básica_3
Autor(es): Laurenço, Andreia Couto
Primeiro Orientador: Miranda, Theresinha Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Theresinha Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Galvão, Nelma Cássia Silva Sandes
metadata.dc.contributor.referee3: Rodríguez, Félix Marcial Díaz
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise à legislação em vigor relativa à inclusão ao acesso e permanência do surdo na Educação Básica, assim como busca também observar as características da pessoa surda no contexto social, além de observar as estratégias de comunicação desenvolvidas pelos professores em classes regulares de uma escola Estadual de Ensino Fundamental II, localizada no bairro residencial de classe média alta em Salvador, tendo como opção metodológica a abordagem qualitativa, do tipo etnográfico. A construção dos dados foi realizada por meio de observação, entrevistas e análise de documentos. A análise de dados revela que partir da analise das diretrizes e princípios das politicas de inclusão do aluno surdo o professor deveria ser responsável por mediar e incentivar a construção do conhecimento do aluno surdo, através da sua interação com os alunos e do desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas que atendam estes alunos em suas necessidades, e os analises de dados aponta a necessidade de mudanças estruturais sócio-político-educacionais para que tal inclusão seja realmente alcançada com sucesso; revela também as dificuldades dos docentes para atuar pedagogicamente com alunos surdos no cotidiano escolar, a falta de apoio de instâncias administrativas, a falta de políticas consistentes que norteiam a educação em uma perspectiva inclusiva. Entretanto, o trabalho com alunos surdos permite a troca de benefícios, tais como respeito e colaboração mútua entre alunos e professores, aquisição de novos saberes e melhorias da prática pedagógica pelos professores, além de encaminhar os indivíduos surdos a uma melhor perspectiva de vida.
Abstract: This paper presents an analysis of the legislation in force regarding the inclusion of access and permanence of the deaf in Basic Education, as well as observe the characteristics of the deaf person in the social context, in addition to observing the communication strategies developed by teachers in regular classes of a State Elementary School II, located in the residential neighborhood middle class in Salvador, having as a methodological option the approach qualitative, ethnographic type. The construction of the data was carried out through observation, interviews and document analysis. Data analysis reveals that from the analysis of the guidelines and principles of the policies of inclusion of the deaf student the teacher should be responsible for mediating and encouraging the construction of the knowledge of the deaf student, through their interaction with the students and the development of pedagogical practices and strategies that serve these students their needs, and data analysis points to the need for changes socio-political-educational structures so that such inclusion is really successfully achieved; also reveals the difficulties of teachers to act pedagogically with deaf students in everyday school life, the lack of support from administrative instances, the lack of consistent policies that guide education in an inclusive perspective. However, working with deaf students allows the exchange of benefits, such as mutual respect and collaboration between students and teachers, acquisition of new knowledge and improvements in pedagogical practice by teachers, in addition to directing deaf individuals to a better perspective of life.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação básica
Alunos surdos
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35210
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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