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dc.creatorLaurenço, Andreia Couto-
dc.date.accessioned2022-05-12T16:44:29Z-
dc.date.available2022-05-12T16:44:29Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35210-
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the legislation in force regarding the inclusion of access and permanence of the deaf in Basic Education, as well as observe the characteristics of the deaf person in the social context, in addition to observing the communication strategies developed by teachers in regular classes of a State Elementary School II, located in the residential neighborhood middle class in Salvador, having as a methodological option the approach qualitative, ethnographic type. The construction of the data was carried out through observation, interviews and document analysis. Data analysis reveals that from the analysis of the guidelines and principles of the policies of inclusion of the deaf student the teacher should be responsible for mediating and encouraging the construction of the knowledge of the deaf student, through their interaction with the students and the development of pedagogical practices and strategies that serve these students their needs, and data analysis points to the need for changes socio-political-educational structures so that such inclusion is really successfully achieved; also reveals the difficulties of teachers to act pedagogically with deaf students in everyday school life, the lack of support from administrative instances, the lack of consistent policies that guide education in an inclusive perspective. However, working with deaf students allows the exchange of benefits, such as mutual respect and collaboration between students and teachers, acquisition of new knowledge and improvements in pedagogical practice by teachers, in addition to directing deaf individuals to a better perspective of life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subject.otherSchool inclusionpt_BR
dc.subject.otherBasic educationpt_BR
dc.subject.otherDeaf studentspt_BR
dc.titlePolíticas de inclusão para o acesso e permanência da pessoa surda na educação básica_3pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.referee1Miranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.referee2Galvão, Nelma Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.referee3Rodríguez, Félix Marcial Díaz-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise à legislação em vigor relativa à inclusão ao acesso e permanência do surdo na Educação Básica, assim como busca também observar as características da pessoa surda no contexto social, além de observar as estratégias de comunicação desenvolvidas pelos professores em classes regulares de uma escola Estadual de Ensino Fundamental II, localizada no bairro residencial de classe média alta em Salvador, tendo como opção metodológica a abordagem qualitativa, do tipo etnográfico. A construção dos dados foi realizada por meio de observação, entrevistas e análise de documentos. A análise de dados revela que partir da analise das diretrizes e princípios das politicas de inclusão do aluno surdo o professor deveria ser responsável por mediar e incentivar a construção do conhecimento do aluno surdo, através da sua interação com os alunos e do desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas que atendam estes alunos em suas necessidades, e os analises de dados aponta a necessidade de mudanças estruturais sócio-político-educacionais para que tal inclusão seja realmente alcançada com sucesso; revela também as dificuldades dos docentes para atuar pedagogicamente com alunos surdos no cotidiano escolar, a falta de apoio de instâncias administrativas, a falta de políticas consistentes que norteiam a educação em uma perspectiva inclusiva. Entretanto, o trabalho com alunos surdos permite a troca de benefícios, tais como respeito e colaboração mútua entre alunos e professores, aquisição de novos saberes e melhorias da prática pedagógica pelos professores, além de encaminhar os indivíduos surdos a uma melhor perspectiva de vida.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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